A constatação de que todos os municípios do interior do Amazonas se encontram com problema de inadimplência junto ao CAUC/Tesouro Nacional, ganhou a atenção do deputado Serafim Corrêa (PSB) durante a reunião ordinária desta quinta-feira (6), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Outro assunto debatido no plenário foi a nomeação dos concursados da área de saúde dos Bombeiros Militares do Amazonas, anunciada pelo deputado Delegado Péricles (PSL) e acompanhado pela deputada Joana Darc (PL). Péricles falou anda sobre os avanços do país com o novo Governo do presidente Jair Bolsonaro.
O deputado Adjuto Afonso (PDT) relatou sua visita às obras do Distrito Agroindustrial em Rio Preto da Eva, que segundo ele já estão avançadas e vão contribuir para descentralizar o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus (PIM). Fausto Junior (PV) elogiou a criação do Conselho da Amazônia e disse que será um meio para que o governo federal tenha mais sensibilidade com a região.
Cabo Maciel (PL) propôs a PEC estadual da Polícia Penal, que muda a estrutura do sistema penitenciário do Estado, dando ao agente penitenciário a categoria de policial penal, e pediu aos deputados apoio à iniciativa. Saullo Vianna elogiou o projeto Muda Manaus, no bairro Jorge Teixeira, o programa amplia o atendimento social na periferia da capital.
O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) voltou a falar sobre a desoneração tributária dos combustíveis, mas disse que ela deverá ser feita de forma escalonada. Joana Darc (PL) elogiou o programa Amazonas Presente e pediu uma edição do mesmo para o município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus).
Diante das críticas às gestões da Secretaria de Educação (Seduc) no primeiro ano do Governo, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) apresentou explicações colhidas junto ao secretário Luiz Fabian, informando que todos os contratos tiveram suas licitações feitas no final do ano passado, porém algumas não tiveram ainda os processos concluídos.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Isaías Oliveira
Foto: Danilo Mello