Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Deputados começam a analisar pedido de impeachment do governador e vice-governador
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Deputados começam a analisar pedido de impeachment do governador e vice-governador

12/05/2020
Compartilhar

 
Nesta terça-feira (12), começou a tramitar oficialmente na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o pedido de Impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB), com a leitura do expediente pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB).
Ao cumprir esta parte do rito, Josué Neto foi amparado pela Lei Federal nº 1079/50 (súmula vinculante 46 do STF) que especifica que cabe ao presidente do Legislativo admitir ou não o pedido de Impeachment.
Sobre o suposto impedimento de Josué em coordenar os trabalhos relacionados ao processo porque seria o primeiro a suceder o atual governador, no caso de um possível impedimento, o presidente deixa claro que também segue com amparo do mesmo dispositivo legal. “Não há parentesco consanguíneo ou afim com o acusado. Não há nenhum requerimento de colega deputado estadual que possa mudar essa Lei Federal. Portanto, cabe ao presidente deste Poder admitir ou não o pedido”, esclareceu Josué Neto.
O presidente da Aleam também sugeriu aos colegas o tempo de 24 horas para que apresentem os questionamentos sobre o pedido de impedimento dos membros do Executivo à Procuradoria da Casa, que deve analisar as arguições, antes que os deputados formem a Comissão Especial.  “Eu me comprometo de não criarmos essa Comissão hoje, até que os deputados possam fazer seus encaminhamentos jurídicos à Mesa Diretora. Vamos encaminhar à Procuradoria para nós termos os devidos pareceres”, disse Josué Neto.
 
Repercussão
 
A deputada Joana Darc (PL) voltou a frisar a importância do Parlamento concentrar esforços em ações que priorizem salvar vidas nesse momento de pandemia. Ela esteve reunida com o Governo para agilizar a liberação de recursos das emendas impositivas dos colegas, muitas das quais, para a Saúde no interior. “Cuidei, pessoalmente, de cada uma das emendas. A gente vive um momento em que, quando a gente tira o foco do que realmente importa, estamos colaborando com mais mortes. Estamos colocando mais gente dentro dos hospitais”, argumentou.
Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), arguir a suspeição ou o impedimento é uma iniciativa que deve partir dos advogados dos interessados diretamente no processo (Wilson Lima e Carlos Almeida Filho) e não dos colegas parlamentares que fazem parte da bancada de apoio ao Executivo. “Não cabe usar terceiros para fazer isso”, reforçou Corrêa, ao se referir aos deputados. “Não dá pra eles fazerem isso usando, colocando uns contra os outros aqui na Assembleia, gerando todo esse tumulto, todo esse confronto, com todo o respeito que eu tenho pelos colegas”, concluiu.
“Esta Casa não pode legislar de costas para as ruas. Nossos mandatos foram outorgados pelo povo”, destacou o deputado Wilker Barreto (Podemos), em apoio ao prosseguimento do processo de Impeachment na Aleam.
A vice-presidente da Casa, deputada Alessandra Campêlo (MDB), foi outra a defender o Executivo. A parlamentar disse em diversos momentos que a leitura da denúncia não poderia estar condicionada a posicionamentos políticos. “O plenário precisa decidir de maneira clara sobre essa possibilidade de impedimento do presidente da Casa na condução do processo”, discursou.
 
 
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Mariana Braga
Foto: Alberto César Araújo
 
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Joana Darc, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 12 14 at 14.26.31
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
WhatsApp Image 2023 10 19 at 16.18.25 1
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
WhatsApp Image 2023 10 04 at 17.14.20
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
WhatsApp Image 2022 04 18 at 16.37.38 1024x683 1
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
02 Dep. Joao Luiz Comissao do Consumidor da Aleam realiza Praca do Consumidor em Presidente Figueiredo nesta sexta feira 8 640x380 1
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
01 ALEAM SEMANA DA SAUDE Foto Edmar Perrone Aleam 640x380 1
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus