O Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), recebeu doações de macacões de proteção individual do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol-AM), e frascos de álcool em gel da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Ao todo, 25 macacões foram doados ao Departamento, sendo 15 macacões destinados ao Instituto Médico Legal (IML) e dez ao Instituto de Criminalística.
Confeccionados em material impermeável, os macacões podem ser lavados, prolongando a durabilidade do equipamento. Conforme o diretor do DPTC, Lin Hung Cha, os materiais já foram entregues aos funcionários.
“Estes macacões impermeáveis são fundamentais na atividade pericial dos médicos e odontolegistas, peritos criminais e auxiliares da perícia, evitando a infecção desses profissionais durante suas atividades. E também, no caso dos peritos criminais, que têm que ir ao local de crime, os macacões são fundamentais para evitar a contaminação da cena do crime, o que poderia prejudicar a coleta de vestígios”, disse.
Outras doações – Nesta sexta-feira (15/05), o Instituto de Criminalística recebeu novas doações para a prevenção à Covid-19. Foram 200 frascos de álcool em gel 70% doados pela Ufam.
Anteriormente, no dia 30 de abril, o IML já havia recebido dez macacões e dez pacotes de aventais descartáveis da Polícia Federal.
O DPTC é responsável pelos Institutos Médico Legal, de Criminalística e de Identificação.