O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) denunciou, na manhã desta quarta-feira (7), uma dispensa de licitação no valor de R$1,170 milhão publicada no Diário da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, com a justificativa de locação de equipamentos gráficos. Para o parlamentar, é absurda a utilização de um recurso de excepcionalidade – possibilitado pelo período de pandemia no Amazonas, para obter serviços que deveriam ter sido incluídos no planejamento financeiro anual da gestão. Péricles afirmou que encaminhará fato para que o Tribuna de Contas do Estado (TCE-AM) e Ministério Público do Estado (MPE-AM) possam atuar sobre os reais motivos e necessidades dessa portaria.
“Na última semana me deparei com essa dispensa de licitação da Imprensa Oficial que, no mínimo, demonstra total incapacidade de gestão, em um movimento de quem sequer planejou um processo licitatório e está se aproveitando de um momento de pandemia para desvirtuar o real objetivo de uma recurso neste formato. A dispensa é um ato de excepcionalidade. É, no mínimo, incompetência que gera desperdício ou simplesmente seguem desviando dinheiro público. Encaminho hoje mesmo documento para o Tribunal de Contas e para o Ministério Público com pedido de apuração sobre o que considero absurdo e suspeito”, afirmou o deputado estadual da Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De acordo com portaria publicada, a dispensa milionária tem como objetivo alocar equipamentos gráficos e, ainda, garantir a manutenção deles e fornecimento de material, considerando atender a ´situação emergencial´. A dispensa de licitação foi publicada no último dia 14 de setembro.
Gabinete do Deputado Delegado Péricles (PSL)
Texto: Assessoria do Deputado
Lucas Prata (92) 99246-8916
Marília Pimenta (92) 98110-1244
Foto: José Zamith