O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, enviou, na última quinta-feira (18/06), coordenadores e técnicos para visitarem as áreas do Cacau Pirêra, Ilhas da Paciência, Jacurutu, Maria Antônia, Marchantaria, Lago do Catalão e Costa do Iranduba. As localidades já foram afetadas pelas cheias dos rios Solimões e Rio Negro.
A visita técnica está sendo realizada para verificação de todas as alterações referentes à inundação, uma vez que, em muitas áreas, a produção agrícola já foi afetada. Será dado todo o suporte por parte da Defesa Civil estadual para que os municípios possam elaborar o processo com toda a documentação necessária para decretar a situação de emergência ou calamidade dentro do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
A Defesa Civil do Amazonas só poderá realizar a liberação de qualquer tipo de aporte financeiro ou ajuda humanitária (cesta básica, kit higiene, kit dormitório) mediante a formulação e estruturação do processo, que estará sendo elaborado pelo município, baseado na visita técnica executada pelos agentes do Estado.