Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Defensoria recomenda à Prefeitura de Manaus fixação de placas sobre gratuidade de transporte público a idosos em terminais e ônibus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Defensoria recomenda à Prefeitura de Manaus fixação de placas sobre gratuidade de transporte público a idosos em terminais e ônibus

01/10/2020
Compartilhar

Publicidade informando a gratuidade deve ser fixada em todos os terminais e ônibus do transporte público da capital 
 A defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recomendou à Prefeitura de Manaus que realize a fixação de placas e adesivos em todos os terminais e no interior dos ônibus do transporte coletivo da cidade, informando o direito à gratuidade para idosos a partir de 60 anos. A ação foi adotada após fiscalização realizada, nesta quinta-feira (1°), no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, na Zona Leste da capital, onde foi constatada a ausência de publicidade sobre o tema.
A ação expedida no Dia Internacional do Idoso recomenda ainda que o município faça campanha de conscientização para a população idosa sobre o direito à gratuidade e destaque que para acessá-la, é necessário apenas a apresentação de documento de identidade, conforme a Lei Federal n° 10.741, de 1° de outubro de 2003. A campanha deve alertar sobre a entrada prioritária pela porta dianteira dos veículos e o direito a poltronas reservadas.
De acordo com o defensor público Rodolfo Lôbo, autor da recomendação, também foi sugerido à prefeitura que promova a capacitação de servidores municipais que atuam nos terminais de ônibus, bem como de funcionários das empresas de transporte de passageiros sobre a gratuidade, atenção prioritária, entrada dos idosos nos coletivos e espaços reservados para eles.
Durante a fiscalização, Rodolfo conversou com usuários do transporte coletivo e ouviu reclamações sobre más condições e lotação nos ônibus, falta de distanciamento em filas, ausência de pias com água e sabão, além de dispensers com álcool em gel para prevenção contra a Covid-19, entre outras.
“Fizemos a fiscalização para entender como a população idosa está sendo tratada nos terminais e ônibus de Manaus. Ouvimos a população e constatamos a veracidade das reclamações. Percebemos que idosos que têm direito à gratuidade no transporte público e de entrar no terminal, apresentando somente o documento de identificação, não estão conseguindo acessá-lo. Não há placas informando sobre a gratuidade. E quando os idosos entram nos ônibus, não encontram assentos reservados vazios. Percebemos também que os terminais não estão adaptados para a pandemia, uma vez que não há equipamento para higienização como pia, sabão e água ou álcool em gel.
A aposentada Maria Pereira, 72, contou que já foi derrubada após ser empurrada, em uma aglomeração, para entrar no ônibus da linha 093, que realiza o transporte para a comunidade Bela Vista, no bairro Puraquequara, na zona leste. “Ninguém respeita a prioridade dos idosos para entrar nos ônibus. Não tem funcionário da prefeitura para evitar que esse desrespeito aconteça. Nesses tempos de pandemia, a situação fez foi piorar. Fui derrubada depois que me empurraram, tentando entrar no ônibus e fui parar no Hospital João Lúcio”, disse.
 Parceria – A recomendação da Defensoria foi expedida após visita técnica realizada no terminal, em parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), por meio da Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi), delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) e Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM).
A partir do encaminhamento e ciência da recomendação, o Município tem três dias para responder e informar as medidas que serão implementadas ou as razões para o não acolhimento. Caso não haja resposta, a Defensoria PODE recorrer a medidas judiciais para que o município seja obrigado a cumprir as sugestões.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Detran-AM entrega 305 kits de segurança para mototaxistas de Anori e Beruri

24/08/2025
Governo do Amazonas

Treinamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas simula resgate de 25 vítimas em desabamento de prédio comercial

24/08/2025
Governo do Amazonas

Meia Maratona da Rocam reúne mais de 4 mil pessoas, no Distrito Industrial

24/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 95 vagas de emprego para esta segunda-feira

24/08/2025
Governo do Amazonas

PMAM promove esporte e integração com a comunidade na Corridinha Rocam Kids

24/08/2025
Governo do Amazonas

Procon-AM realiza fiscalizações em Coari e Codajás após denúncias de consumidores

23/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus