Com o tema ‘Noite das Estrelas – Professor, você faz parte desta constelação!’, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite desta quarta-feira (12/8), a 1ª edição da Mobilização Ninguém Fora da Escola (Monifes), pelo Google Meet. A ação reuniu diretores, professores e pedagogos de 17 unidades de ensino, que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (Eja) e que atendem mais 3 mil alunos da modalidade.
Com o objetivo de envolver os professores neste momento de atividade remota e desenvolver a autoestima, a programação contou com a participação do fisioterapeuta e escritor, Kélvio Luís Martins Silva, atividade laboral, agradecimento aos professores que participam da reestruturação da proposta da EJA, declamação de um poema, atividade cultural com os professores e sorteio de brindes.
De acordo com a coordenadora dos Anos Finais Do Ensino Fundamental e da EJA da DDZ Leste 2, Rosangela Pinheiro Cunha, o evento serviu para motivar os professores que trabalham com os alunos da modalidade em continuar com os estudos nesse momento de pandemia.
“A atividade era informar ao professor que juntos podemos inovar as atividades no período de aula remota. As pessoas precisam ser valorizadas pelo seu fazer e ouvir as dificuldades para que possamos encontrar as respostas em unidade. A partir deste momento as escolas irão realizar com os alunos suas ações para que os mesmos se sintam envolvidos nas aulas remotas”, concluiu.
Com total de 259 alunos da EJA, a gestora Daniele Viviane Almeida, da Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha, bairro Jorge Teixeira – Terceira Etapa, afirmou que a live foi muito produtiva para a programação que vai realizar com seus alunos.
“No final do mês, a equipe diretiva e os educadores da escola realizarão o 1º Monifes virtual, onde utilizaremos o Google Meet, tentando abranger o maior número de alunos. Nossa ideia é fazermos em 45 minutos um momento de incentivo a participação das aulas on-line, bem como, em reconhecimento a esta participação, a premiação dos alunos destaque deste período”, comentou.
Para o gestor Marcos Paulo da Richa Braga, da escola municipal Ignês de Vasconcelos Dias, Jorge Teixeira, a programação foi muito válida, pois a escola atende 208 alunos da EJA, e busca sempre motivar todos para a permanência na conclusão dos estudos.
“Foi muito importante, porque conversamos, trocamos ideias, falamos das dificuldades que estamos tendo nesse momento, mas também dos acertos. Trocamos ideias e experiências que deram certo e foi bem salutar. Nesse momento de pandemia, nosso trabalho é necessário em relação ao ensino noturno. Esse movimento é muito importante, porque visa o resgate e a manutenção de nossos alunos na escola. A educação proporciona as melhorias de vida, sem falar que é um momento de somarmos esforços”, lembrou.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: DDZ Leste 2
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação