Na manhã de terça-feira (09/06), detentos custodiados na 58ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Uarini, sob a coordenação do investigador Junnian Souza, gestor da unidade policial, passaram por procedimentos médicos e laboratoriais de rotina, realizados na sede da delegacia, por uma equipe de profissionais lotados na Secretaria de Saúde daquele município (distante 546 quilômetros da capital).
De acordo com o gestor Junnian, a ação de saúde se deu após solicitação feita pela DIP junto à secretaria de saúde da cidade para que os detentos pudessem receber assistência médica no próprio prédio policial. A medida objetivou evitar, assim, a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
“Fizemos um ofício solicitando a presença de uma equipe médica na DIP. O atendimento foi direcionado aos presos, pois eles estavam pedindo para serem levados ao hospital para procedimentos de rotina. Devido à pandemia, evitamos a exposição e preferimos que o atendimento fosse feito na própria delegacia”, detalhou o gestor.
Segundo Souza, a equipe de saúde que atendeu os 23 detentos era composta por médicos, enfermeiros e técnicos laboratoriais, todos responsáveis pelos procedimentos hospitalares.