Por Sandra SiqueiraEquipe Ascom Ufam
Por meio da plataforma Google Meet, a equipe do curso de Ciências Contábeis está realizando o debate sobre a importância do acesso às informações públicas no contexto pandêmico a partir da análise do Portal da Transparência do Estado do Amazonas. Evento é aberto ao público em geral.
Ser considerado o melhor Portal da Transparência do Brasil foi umas das motivações para que o portal do Amazonas fosse eleito como tema a ser estudado no evento. Com a pandemia do novo coronavírus e os gastos para combatê-la, os cidadãos buscam no Portal da Transparência os dados relativos à gerência do orçamento público. Segundo a coordenadora do evento, professora Carla Vellozo, os recentes escândalos quanto aos gastos com a covid-19 no Estado também levaram à organização do evento. “O tema foi escolhido principalmente pelos escândalos recentes quanto a gastos suspeitos com o enfrentamento da covid-19. Pela decretação de Estado de Calamidade Pública, muitas contratações são realizadas sem o devido controle”, expõe. “Faremos a análise da transparência pela percepção dos cidadãos. Queremos avaliar no evento se realmente os cidadãos conseguem perceber essa transparência na prática”, revela.
De acordo com a programação do evento, que começou nesta segunda, 13, até dia 20 de julho serão realizadas as atividades práticas, com grupos de até 30 pessoas ou mais. Nessas atividades, os participantes fazem buscas de informações no Portal da Transparência. Algumas informações são requeridas e os participantes têm um tempo específico para encontrá-las no site. “No dia 21, os participantes receberão o acesso ao Google Classroom. Lá encontrarão material didático explicando melhor sobre controle social, vídeos com as respostas das atividades práticas e estamos tentando conseguir vídeos com o Tribunal de Contas do Estado/AM, Ministério Público do Estado/AM e com o IACi, onde eles explicarão a atuação de cada órgão no controle dos gastos do Estado com a Covid-19”, conta a Carla Vellozo. “Entre 21 e 24, eles terão tempo para ver os vídeos e ler o material. No dia 24, faremos uma reunião com todos os inscritos para tirar dúvidas e discutir a impressão de todos sobre a transparência efetiva do Portal”, completa.
O evento é aberto ao público em geral. Interessados em participar devem efetuar inscrição no site do evento. “Qualquer cidadão munido de computador ou celular com internet poderá participar”, declara a organizadora.