Em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde desta segunda-feira (20), o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) apresentou um requerimento verbal solicitando explicações da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) sobre o número de atendimentos no hospital de campanha Nilton Lins durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, no Amazonas. A matéria, aprovada por unanimidade pelos membros da CPI, visa confrontar os dados da nota oficial do Governo do Amazonas, divulgada na última sexta-feira (17), que apontou 1.800 atendimentos em 90 dias de funcionamento da unidade de saúde.
Para o parlamentar, a soma de atendimentos feita pelo Executivo não bate com o relatório do hospital Nilton Lins, que informou aos titulares da comissão que foram atendidas 388 pessoas naquela unidade.
“Fiquei surpreso com a nota do Governo porque esse número não é verdadeiro. Segundo a própria direção, foram atendidas 388 pessoas. Se fosse 1.800 pessoas atendidas, nós teríamos muito mais vidas salvas. Por isso, meu requerimento visa cobrar explicações do secretário para que ele explique esse número não só para a CPI, mas sim para a sociedade”, explicou o deputado.
Barreto solicitou, ainda, a lista total de pacientes atendidos no hospital de campanha para averiguar a discrepância entre os números do Governo e dos gestores do Nilton Lins. Na ocasião, o parlamentar comentou que a Susam não deve estar atenta à CPI, e por isso não deve saber que dados foram extraídos pela comissão em inspeção surpresa.
“Também pedi que o secretário de saúde relacione os 1.800 pacientes porque, além do desencontro nos números, como vai ficar a cobrança dos serviços feitos pelo hospital? Sou defensor de quem fez o serviço, que receba, mas de maneira correta. Não se pode mentir para o povo e fazer essa brincadeira de mau gosto”, afirmou o deputado, frisando ainda que caso seja constatada irregularidades nos números, irá pedir a convocação do secretário interino da Susam, Marcellus Campêlo, para prestar esclarecimentos na CPI.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Wilkinson Cardoso