O vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) utilizou seu tempo durante o pequeno expediente na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para falar sobre a crise na segurança pública na cidade de Manaus e no Amazonas como um todo. O parlamentar reconheceu as ações do governador Wilson Lima (PSC), mas destacou a necessidade de intervenções firmes para garantir à população de Manaus uma segurança que de fato possa ser eficiente.
Gilvandro ainda disse que em conversa com a Secretaria de Segurança Pública, foi informado de que um novo planejamento será lançado em breve. “Ao longo de 30 anos que passei na Polícia Militar, não me recordo de um plano que pudesse conduzir a Instituição ao nível de eficiência que deveria existir hoje. Sempre se trabalhou apagando incêndios. Fui informado que há um planejamento que vai ser lançado junto de um investimento significativo, para que se possa garantir segurança pública de qualidade para a população”, disse.
Durante o pronunciamento o vereador expressou seu desejo de que a Guarda Municipal também possa compor a estrutura da Segurança Pública. “Quanto ao município, quero dizer que a Guarda Municipal não é um instrumento da Segurança Pública. Para que ela possa atuar nesse seguimento é preciso que haja uma emenda à Constituição para que se tire a atribuição que é tão somente de proteção de bens, serviços e instalações. Eu acho que isso pode ser feito de forma célere e concordo com a municipalização da segurança, pois acredito que ela precisa ser mais capilarizada”, destacou.
Ações para 2020
Como proposta de ações para o seu mandato, o vereador Coronel Gilvandro disse que irá pedir a criação de um Instituto para monitorar a cidade de Manaus, evitando a propagação de invasões. “São essas invasões que estão favorecendo as organizações criminosas. Elas não têm planejamento, tampouco dispõe de saúde, infraestrutura sanitária ou mobilidade. As habitações construídas nessas áreas são indignas e prejudicam o equilíbrio ambiental e a segurança pública, favorecendo a indignidade e a desigualdade. Estamos propondo a construção de bairros planejados e a distribuição e venda por um valor significativo”, disse o vereador, destacando que o diferencial da próxima gestão vai ser investir nesse projeto.
O parlamentar também está requerendo um recurso para fomentar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). “São 75 escolas municipais que receberão ação do Proerd, com isso vamos atender aproximadamente 20 mil crianças. Estamos pleiteando a liberação de recurso para a compra dos materiais utilizados durante esse curso, que tem salvado muitos jovens brasileiros”, finalizou.
Texto: Assessoria do vereador Coronel Gilvando Mota
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Coronel Gilvandro destaca crise na segurança e propõe ações para solucionar o problema apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.