O deputado Ricardo Nicolau participou da sessão plenária virtual desta quarta-feira (27/5), a convite do vereador Elias Emanuel (PSDB) que pediu mais informações sobre o atendimento indígena no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes. A unidade é coordenada pelo deputado licenciado, através de uma parceria entre a prefeitura a Rede Samel de Saúde e o Instituto Transire.
Funcionando desde o dia 13 de abril, o hospital da Prefeitura de Manaus ocupa a estrutura do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), no bairro Lago Azul e atende pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação. Com mais de 350 profissionais atuando na instituição, a unidade de campanha é uma das mais completas do país contando com tomógrafo e laboratório funcionando 24 horas.
Em sua primeira fala, Elias citou que o país está mergulhado em um negacionismo científico e destacou o reconhecimento internacional do protocolo criado pela Samel. “Primeiro a Samel teve a recusa do Governo do Estado e depois do então ministro Nelson Teich, mas a cápsula Vanessa é uma inovação, uma técnica difundida em vários outros estados brasileiros e em outros países também, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse Emanuel.
Ricardo respondeu que fazer essa parceria com a prefeitura foi um desafio, que infelizmente o reconhecimento muitas vezes não vem de casa e esse não é o objetivo principal. “Não precisamos de reconhecimento, tanto que a Samel e o Instituto Transire quebraram a patente e a disponibilizaram na internet para quem quiser utilizar. Nosso propósito é poder salvar vidas e graças à parceria com a prefeitura de Manaus, estamos fazendo isso.”, explicou Nicolau.
Apesar de contente pela parceria com médicos e fisioterapeutas e com a redução dos números de óbitos, Nicolau disse que ainda não é hora de comemorar. O coordenador acredita sim em uma nova onda do vírus, porém, não na mesma proporção.
“Já temos uma quantidade muito grande de pessoas imunizadas, então se acontecer, não virá de forma desesperadora, na época do início dos casos ouve um desespero, pois não estávamos acostumados, nunca tínhamos visto isso antes, agora estamos preparados”.
Apesar de ser da prefeitura de Manaus, o hospital de campanha atende casos do interior do Estado, dando suporte ao sistema de saúde do governo estadual.
Texto: assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Coordenador do Hospital de Campanha participa de audiência a convite de Elias Emanuel apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.