Instituído em 1993 para ser um órgão fiscalizador do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Amazonas, o Conselho Estadual de Saúde (CES) completou no mês de maio, 27 anos de existência.
Para marcar a data, uma carta em homenagem ao colegiado foi lida durante a reunião extraordinária do CES nesta quinta-feira (28/05), que contou com a participação da secretária de Saúde, Simone Papaiz, e do secretário executivo, Marcellus Campêlo.
Exaltando o trabalho positivo do conselho ao longo de quase três décadas, a carta também reforçou os desafios enfrentados nos últimos anos e principalmente a importância do comprometimento com a saúde pública nesse período de isolamento social.
Por fim, o texto parabeniza os membros do conselho que seguem na missão de oferecer um serviço com comprometimento e qualidade à população. Leia a carta na íntegra no fim do texto.
Reunião extraordinária – A secretária de Saúde, Simone Papaiz, reforçou a necessidade de união entre Estado e sociedade para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus e para o fortalecimento e melhoria do sistema de saúde do Amazonas.
Também foi discutida a sugestão feita pela secretária sobre a criação de uma comissão especial para que sejam acompanhadas as ações da Susam voltadas para o combate à Covid-19. Na reunião, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho que vai definir as diretrizes da comissão, ficando a aprovação para a próxima sessão do CES.
O conselho – O CES-AM é um colegiado cuja finalidade e objetivos básicos é o estabelecimento, o acompanhamento, o controle e a avaliação da política estadual de saúde.
O conselho é composto por membros da Susam, prestadores de serviço, trabalhadores, como sindicatos e entidades de classe, além de associações e movimentos sociais, religiosos, indígenas e outros como representantes dos usuários.
Leia a carta:
CARTA EM HOMENAGEM AO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO AMAZONAS
Em 17 de maio de 1993, nosso Conselho Estadual de Saúde do Estado do Amazonas foi criado por meio da Lei nº 2.211, completando este mês 27 anos de conquistas através do trabalho positivo realizado para a sociedade amazonense.
O período atual em que vivemos não nos permite uma celebração, mas nos conduz a uma oportunidade de reflexão. Celebrar mais um ano significa recomeço de vida. Estamos a viver o ciclo do isolamento social e tudo o que a humanidade mais quer é recomeçar!
Reiniciar, refazer e recomeçar são palavras que têm feito parte do vocabulário do Conselho Estadual de Saúde nos últimos 2 anos em que viveu tempos difíceis, trevosos e delicados.
Do Conselho Estadual de Saúde sempre são exigidos:
Princípios éticos;
Coragem para as mudanças;
Comprometimento das lideranças;
Persistência para buscar o que de melhor podemos construir;
Inteligência para saber analisar as políticas públicas; e
Esforço diário e coletivo para gerenciar nossos relacionamentos, de forma a não deixarmos que os conflitos nos afetem e nos levem para a destruição.
O direito à vida e à saúde devem se sobrepor aos interesses efêmeros ou meramente políticos – econômicos.
O isolamento social tornou-se indispensável e duro. Mesmo numa sociedade conectada não temos a clareza de como está se dando o confinamento da população carente no estado, onde o foco da atuação do Conselho Estadual de Saúde reside. Muitos domicílios precários, de espaços exíguos e condições sanitárias não compatíveis com a preservação da vida darão o mínimo de garantia de saúde? Imaginemos nossos ribeirinhos e moradores do interior, como estarão? Nunca o Estado precisou tanto de nossas ações.
Não sabemos ainda em que ponto dessa estrada de rios estamos, remamos no escuro, mas sabemos que vai passar. Na vida tudo tem início, meio e fim. Hoje torcemos para que esse fim seja o reflexo do que pudemos fazer de melhor ao longo dessa existência.
Parabenizamos os Conselheiros, os Profissionais Técnicos, que trabalham comprometidos superando as dificuldades do dia a dia para oferecer um serviço com comprometimento e qualidade à população.
Esta carta é uma homenagem dirigida às gerações que antecederam o Conselho Estadual de Saúde, à sua geração atual e às futuras.
Ao final de todo esse cenário, faremos aniversário juntos. Todos. Todo o planeta.
E parafraseando o autor Desconhecido “VOCÊ PODE ABRIR A BOCA E RECLAMAR, OU ABRIR A MENTE E APRENDER. O DIA SERÁ O MESMO, O RESULTADO NÃO!”.