Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais discute salvaguardas socioambientais no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais discute salvaguardas socioambientais no Amazonas

16/09/2020
Compartilhar

Regulamentação da Lei de Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas pautou 2ª Reunião Extraordinária do Conselho, nesta quarta-feira (16/09)

A 2ª Reunião Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais (CDSPCT) abordou, nesta quarta-feira (16/09), a temática das salvaguardas socioambientais. O debate faz parte do processo de construção para regulamentar a Lei de Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas do Estado do Amazonas.
 O Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais é um dos órgãos colegiados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), criado para incluir representações da sociedade na discussão das agendas ambientais do Amazonas. Nesta quarta (16/09), o diálogo ocorreu em torno das salvaguardas socioambientais, segundo conta a secretária adjunta de gestão ambiental da SEMA, Christina Fischer.
“A Política de Serviços Ambientais do Amazonas (Lei Nº 4.266/2015) prevê a criação de sete programas, entre eles, o Programa de Regulação do Clima e Carbono. Para que a Lei, seus programas e subprogramas tenham validade, alguns aspectos precisam ser regulamentados, como as salvaguardas socioambientais. O diálogo de hoje foi fundamental para fortalecer as políticas públicas estaduais voltadas para a redução de emissão de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal, alinhado com a proteção de direitos dos povos,  comunidades tradicionais e agricultores familiares ( PCTAFs)”, disse.
A regulamentação das salvaguardas socioambientais faz parte do processo de regulamentação e implementação da Lei de Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas. A partir da legislação, o Governo do Amazonas avança na execução do Programa de Regulação do Clima, bem como do subprograma de REDD+, que visa recompensar o Estado por resultados positivos na redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.
 “As salvaguardas são diretrizes para que, a partir da regulamentação do Subprograma de REDD+, a gente consiga orientar a conservação florestal, o manejo sustentável para diminuir o desmatamento e seus impactos negativos, ao mesmo tempo que os impactos positivos são potencializados, como o aumento dos estoques de carbono, manutenção da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos, além da melhoria da qualidade de vida e garantia ordenada de participação e usufruto, por essas populações tradicionais, dos benefícios gerados”, explicou o chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial (Degat) da SEMA, Francisco Itamar.
participação social – O processo de construção do arcabouço jurídico para implementação da Lei de Serviços Ambientais resultou em uma minuta de decreto que possibilitará a implementação do Subprograma REDD+ no Amazonas.
A regulamentação foi construída após diversas oficinas participativas, realizadas ao longo de 2019 e início de 2020, com integração do setor público, instituições da sociedade civil, associações municipais, conselhos e representantes comunitários. As oficinas ocorreram em Apuí, NOVO Aripuanã, Tefé, Tabatinga. São Gabriel da Cachoeira e Manaus.
Após a apreciação da minuta pelo Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas (Famc), o documento segue para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam), que é o órgão colegiado da SEMA responsável pela deliberação e aprovação da pauta.
Sobre o projeto – O projeto de Regulamentação e Implementação da Lei Estadual de Serviços Ambientais do Amazonas é supervisionado pela SEMA e coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Fundação Vitória Amazônica (FVA) e Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).
O projeto é apoiado pelo Edital “Janela A” da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio financeiro do Ministério Real Norueguês do Clima e Meio Ambiente.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

21/08/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

21/08/2025
Governo do Amazonas

Sema Amazonas atividade seringueira da RDS do Rio Madeira com entrega de 21 kits de trabalho

21/08/2025
Governo do Amazonas

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

21/08/2025
Governo do Amazonas

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

21/08/2025
Governo do Amazonas

FCecon informa como fazer para receber atendimento no Cepcolu

21/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus