Os grupos de conscientização da Prefeitura de Manaus percorreram, nas últimas três semanas, todos os novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados nas redes varejistas pela cidade. Ao todo, dezenove lojas já receberam a ação de sensibilização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) sobre o funcionamento dos PEVs; quais os materiais que devem ser reciclados e a importância da participação do cidadão na cadeia produtiva da coleta seletiva.
Ao todo, mais de 3 mil pessoas receberam orientação direta dos agentes de sensibilização dentro desta ação. A abordagem aconteceu no entorno das lojas e junto aos clientes. Gerentes e colaboradores dos supermercados também foram orientados.
Segundo o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, A disposição dos novos PEVs na rede varejista da cidade é estratégica, pois são locais inseridos na rotina da maioria das pessoas e se torna fácil utilizar o serviço. “A partir de agora, a população tem a opção de separar seus resíduos de embalagem e, quando for fazer as compras rotineiras, entregar no PEV do supermercado de sua preferência, sem modificar sua rota”, lembrou.
Há pouco mais de um mês, a criação destes novos canais foi viabilizada por meio de um acordo entre os Ministérios Públicos Federal, Estadual e de Contas e representantes da indústria, comércio e serviços, com objetivo de estimular a gestão correta de resíduos em Manaus e fortalecer as atividades de catadores e reciclagem.
Para Paulo Farias, a instalação dos PEVs foi um desfecho positivo para um longo caminho percorrido. “Manaus vem dando exemplos positivos de cumprimento da PNRS no Brasil. O apoio aos catadores, queima de gases no Aterro Sanitário, reforço da coleta seletiva e a luta pela Logística Reversa têm sido nossa rotina de trabalho. Esse é um passo muito importante para a indústria local que dá mostras de força no sentido da sustentabilidade na região”, comentou.
Os 19 PEVs estão localizados em 13 grandes supermercados de Manaus. Grupo Nova Era, DB, Atacadão, Carrefour, Veneza, Yroyak, Assaí, Pátio Gourmet, Vitória, Roma, César, Tribom e Atack formam a cadeia produtiva da coleta seletiva a partir dos PEVs.
Índice de recuperação
Em Manaus, a taxa de recuperação de materiais recicláveis em relação a Coleta Domiciliar alcançou o índice de 2,2%, sendo o maior desde 2013, um salto de mais de 400% no índice de recuperação de materiais recicláveis, o que significa menos resíduos desperdiçados e mais matéria-prima para catadores e empresas de reciclagem.