A Cidade de Manaus ganhou mais quatro pontos de higienização que vão ajudar na prevenção ao Covid-19. Os novos pontos foram instalados nas principais bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O projeto idealizado pelo Fundo Manaus Solidária elevou para 19 o número de pontos de higienização instalados na capital pela concessionária Águas de Manaus, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Manaus.
A implementação foi acompanhada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN).
As estruturas foram pensadas para atender às necessidades de higiene dos profissionais da saúde que estão diariamente nas ruas da cidade, atendendo diversas ocorrências. As pias seguem o mesmo padrão das que foram instaladas em espaços públicos nos últimos meses, contando com o acionamento por pedal, além de dispensador de sabão e cartaz informativo com o passo a passo da higienização correta das mãos.
“O projeto foi bem aceito pela população e agora está chegando às bases do SAMU, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde para ajudar na prevenção ao Covid-19. A Ageman está acompanhando essa implementação bem como a questão da manutenção desse serviço”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.
As pias estão em unidades do Samu no bairro Compensa (uma pia), uma unidade no Alvorada e outras duas na Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte e na Avenida Autaz Mirim, na zona Leste de Manaus.
Agora, Manaus conta com 19 pias instaladas em pontos estratégicos e espaços públicos em diferentes zonas da cidade: Manaus Moderna (2), Praça da Matriz (2), Praça dos Remédios (2), Praça da Saudade, Praça Chile, Praça Nossa Senhora de Nazaré, Praça da Polícia, Praça do Congresso, Rua Ferreira Pena, praça do Fórum Henoch Reis na Av. Paraíba, sede da Águas de Manaus e nas unidades do Samu. Além das torneiras, a empresa também disponibiliza o sabão para a lavagem das mãos.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Manaus visa atender a população no período de enfrentamento à pandemia. Por isso, a concessionária orienta os moradores da capital e frequentadores das praças a zelar pelo patrimônio público, garantindo a continuidade desse serviço gratuito.
“Essa iniciativa é um presente da empresa para os manauaras. Iniciamos esse trabalho no pico da pandemia, para garantir que todos tivessem acesso a água tratada para se prevenir da doença. Logo em seguida, recebemos um pedido para instalação no Samu e prontamente atendemos. Os profissionais que atuam nestas unidades estão diariamente nas ruas, em uma função que ajuda a salvar muitas vidas. Por isso, também merecem a atenção da concessionária. Por isso, montamos a mesma estrutura utilizada nas praças, onde as pessoas conseguem acionar o sistema de água sem tocar efetivamente no local, fazendo a higiene das mãos sem o risco de contágio da doença”, disse Luiz Couto, diretor-executivo da Águas de Manaus.
Concessionária de água instala mais quatro pontos de higienização em Manaus Ageman.