Inovação tecnológica e empreendedorismo é o casamento perfeito para o surgimento de novas soluções para o atual cenário econômico do mundo. Afinal, nunca foi tão fácil e barato colocar em atividade novos negócios como na era digital.
Com a presença da internet, a tecnologia afetou drasticamente a estrutura de qualquer negócio. Tal é o impacto que podemos esperar o dia em que não haverá nenhuma empresa no mundo que não seja, de alguma forma, digital.
Portanto, é fácil concluir que a mudança que testemunhamos hoje tem base tecnológica. Isso significa desafios e oportunidades inéditas. Por isso, os empreendedores precisam acompanhar essas transformações e descobrir como se posicionar nessa nova era.
Como gerar ideias rentáveis?
A partir da tecnologia, o mercado tem se transformado de maneira radical. Estamos vivendo o exercício de uma revolução clara e bem definida, às margens de uma nova economia.
Não estamos falando apenas de novas formas de criar, desenvolver, vender produtos e atender a consumidores, mas também de uma nova maneira de pensar o dinheiro. É possível que estejamos perto da extinção do papel-moeda.
Assim, o que haverá nesse novo mundo? Qual será a dinâmica das trocas de mercadoria? Qual será o papel do humano em um sistema dominado pela tecnologia e pela inteligência artificial? Em poucas palavras: como será o futuro?
A verdade é que o futuro é agora, e os empreendedores têm trabalho a fazer. A excelente notícia é que não é difícil compreender o contexto atual, principalmente porque o mais importante a aprender, o paradigma tecnológico, a própria tecnologia nos ensina.
Nesse caso, a mais importante recomendação para um empreendedor que queira aproveitar oportunidades de negócio na era digital é estar atento. A seguir, confira alguns pontos de observação que podem ser fontes de grandes e lucrativas ideias.
Estude as soluções do mercado
Se você quer descobrir ideias rentáveis para o seu negócio, pode começar investigando as soluções que você mesmo já consome. A partir daí, é possível ter uma perspectiva acurada sobre o que há disponível e como entrar em cena.
Soluções complementares
Analisando o que há disponível, você também pode identificar faltas, falhas ou gargalos — uma empresa que poderia entregar mais depressa seu serviço, mas não tem parceiros. Uma agência de marketing que tem dificuldade para selecionar freelancers. Uma distribuidora cuja logística poderia ser otimizada por meio de automações.
Tenha um time de pesquisa
Pensar soluções demanda tempo e energia, coisa que um empreendedor sozinho estará limitado ao fazer, em face de outras obrigações absolutamente relevantes para o seu negócio.
Com um time de pesquisa, você garante que inovação tecnológica e empreendedorismo não sejam mero ideal corporativo, mas uma cultura.
Conheça muito bem seu cliente
Há inúmeras formas de estar mais próximo dos seus consumidores. Aproveitar essas oportunidades é sinônimo de providência.
Afinal, um empreendedor que conhece bem o seu cliente não apenas encontra os melhores meios de satisfazê-lo, como também tem oportunidades de descobrir outros problemas e propor novas soluções.
Consuma o próprio produto/serviço
Uma das melhores maneiras de ter uma perspectiva clara do seu consumidor é sendo, o próprio empreendedor, seu cliente mais exigente.
Esse é um excelente meio de experimentar, de fato, o que seu cliente experimenta, e assim ter ideias de como melhorar sua oferta e atendimento.
Facilite a comunicação por meio de multicanais
Outra forma de estar perto do seu cliente é permitindo que ele tenha fácil acesso à empresa. Assim, além do já bem conhecido Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), você pode também disponibilizar sistemas livres de interação.
Lembre-se de que a tecnologia é uma ferramenta, não um objetivo. Portanto, garanta que seu cliente esteja em primeiro lugar. A partir desse princípio, unir inovação tecnológica e empreendedorismo será consequência de um modelo de negócio inteligente e eficaz.
Fonte: Portal StartSe