Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Com trabalho de equipe da Sejusc, adolescente do sistema socioeducativo reencontra irmãs após cinco anos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Com trabalho de equipe da Sejusc, adolescente do sistema socioeducativo reencontra irmãs após cinco anos

13/08/2020
Compartilhar

Mateus perdeu o contato com suas irmãs aos 9 anos, quando foi vítima de trabalho infantil

Resgatar o contato familiar é umas das missões das equipes técnicas que atuam nos centros socioeducativos da Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC). Entre os internos, há muitos que perderam o contato com seus familiares. Este é o caso de Mateus, de 14 anos, que, desde os 9, não sabia o paradeiro de seus parentes. Mas, no final do mês de julho, profissionais que atuam no sistema promoveram um reencontro do adolescente com duas de suas irmãs.
Mateus é natural de Santarém, município do estado do Pará, e ainda criança veio para Manaus com uma tia-avó. No processo, acabou ficando com uma família onde uma usuária de drogas passou a explorá-lo com trabalho infantil. Ele vendia adesivos pelas ruas de Manaus junto com uma de suas irmãs, não frequentava a escola, e todo o dinheiro arrecadado era para sustentar o vício da mulher. Então, passou a morar nas ruas, chegou a ficar em abrigos e perdeu o contato com familiares até entrar no sistema socioeducativo.
O secretário William Abreu, titular da SEJUSC, explicou que os profissionais que atuam nas unidades socioeducativas do Estado estão preparados para realizar o resgate do vínculo familiar. Segundo ele, é um trabalho árduo que conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e advogados, que visam o restabelecimento dos laços familiares.
A secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da SEJUSC, Edmara Castro, destacou que é de extrema importância que a convivência familiar seja fortalecida. Ela esclarece que a família é um dos pilares da socioeducação junto com a educação e a parte espiritual.
“Nós realmente fizemos com que ele reencontrasse a sua família. Ele é um adolescente que teve uma infância institucionalizada, passou por diversos abrigos, passou um tempo na rua, e foi muito importante a gente encontrar a família porque, não só o Estado tem o papel na socioeducação, mas o próprio ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] traz que é obrigação da família trabalhar esse adolescente para que ele não volte a praticar atos infracionais”, disse a secretária.
A psicóloga Rosicleide Nascimento Conceição, do Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, destacou que, durante o trabalho de acolhimento do Mateus, realizaram processos até iniciar a busca ativa do paradeiro da família. A pista que levou até as irmãs surgiu em um dos abrigos por onde ele passou.
Reencontro – As irmãs Franciane, 21, e Francineide, 19, relataram que estão felizes por rever o irmão. Conforme elas, ainda há outros – não sabem totalizar quantos – para serem encontrados, além dos pais. Delas, a que teve maior contato com Mateus, quando eram crianças, foi Franciane. Ela vendia junto com o irmão adesivos pelas ruas de Manaus e também chegou a ser explorada. Hoje, casada e mãe, ela conta como foi receber a ligação da equipe de técnicos do centro socioeducativo sobre o paradeiro de Mateus:
“Não vou mentir, foi um choque porque não sabia se o Mateus estava vivo ou como ele estava. Foi quando foram em casa [a equipe], conversaram com a gente, e falaram que ele estava bem. Ficamos felizes e viemos visitá-lo”, disse Franciane.
Francineide contou que o irmão ficou calado em parte do reencontro, mas que era possível perceber que estava feliz. “Ele falou como era a convivência aqui [centro socioeducativo], o seu dia a dia, que se dava bem com as pessoas e que a psicóloga tomava conta dele”, disse.
Notícias – Mateus é tímido e relembra fragmentos do que passou na infância. A sua forma favorita de se expressar é por meio da escrita, inclusive ele é bastante elogiado pelos profissionais que dão aulas de reforço no Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente e também é um dos destaques no tênis de mesa, o ping-pong.
No dia que reencontrou as irmãs, ele escreveu uma carta em que relatou a sua felicidade e também disse que recebeu uma notícia triste, a perda da sua tia-avó, falecida há dois anos. Em trecho do texto, Mateus escreveu o seguinte: “Eu acredito que eles vão reencontrar toda a minha família. E também agradeço toda a equipe  do centro socioeducativo. Peço que proteja todos que trabalham aqui”, escreveu o adolescente, que sonha em ser um advogado e ter um NOVO projeto de vida ao lado das irmãs.
Espaços – Atualmente, a SEJUSC coordena cinco centros socioeducativos: Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Centro de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Drogas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, William Abreu
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Cigás inicia teste hidrostático em trecho do Gasoduto UTE Manaus alcançando bairros da zona leste de capital

27/08/2025
Governo do Amazonas

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

27/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

27/08/2025
Governo do Amazonas

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

27/08/2025
Governo do Amazonas

Cirandas de Manacapuru revelam propostas artísticas que misturam tradição e inovação

27/08/2025
Governo do Amazonas

“O programa RecuperaFone funciona é eficaz”, diz autônoma ao recuperar aparelho celular que havia sido furtado

27/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus