Atualmente, 100% dos municípios polos possuem leitos para estabilizar pacientes críticos
O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (03/06), três respiradores, um desfibrilador, vacinas de rotina e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o Hospital Dra. Maria Luiza Fernandes, em Humaitá, na região do Madeira. Com a instalação dos equipamentos, o interior conta atualmente com 44 Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), nos municípios polos, para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Hoje, a gente completa 100% dos municípios polos com leitos de UCI. Os leitos de UCI são usados nos municípios para que aqueles pacientes que agravaram sejam estabilizados para serem removidos para a capital através de UTI Aérea”, afirmou o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Espírito Santo.
Desde o início da pandemia, foram entregues 66 respiradores, oriundos de aquisição do Estado e do Ministério da Saúde (MS), a 22 municípios do interior, ampliando os leitos de UCI em 157%, saindo de 49 para 126. A taxa de ocupação dos leitos de UCI, nesta quarta-feira, é de 23%.
“Esses equipamentos são essenciais no tratamento da Covid-19. Nesse momento de pandemia, vão ajudar a dar um suporte de vida, além de serem um legado para os municípios”, ressaltou o secretário.
Além de receber os equipamentos, a equipe médica participou de treinamento com um técnico para a utilização dos respiradores. O município também já havia recebido mais de 89 mil EPIs e 1,7 mil testes rápidos.
O prefeito de Humaitá, Herivaneo Peixoto, destacou a parceria do Governo do Estado junto aos municípios. “Esse é um momento muito delicado de nossas vidas e o nosso governador Wilson Lima está realizando uma mobilização para equipar o interior”, agradeceu.
O conselheiro estadual de saúde (CES), Jamerson Nabarro; o secretário municipal de saúde, Cleomar Scandarola e a diretora do Hospital, Laura Cruz, acompanharam a entrega dos equipamentos no município.
Recursos – Humaitá recebeu, ainda, reforço de recursos estaduais e federais, sendo parte deles das transferências habituais e também exclusivos para o enfrentamento ao novo coronavírus. Até maio, foram transferidos R$ 1 milhão, dos quais R$ 566 mil do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).
Nesta primeira semana de junho, deve ser liberada a segunda parcela do FTI para os municípios do interior, incluindo Humaitá.