Últimas notíciasA maior solenidade de colação de grau do início de 2020, realizada no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam), em Parintins, foi marcada por alegria, homenagens e agradecimentos. Foram 70 novos profissionais formados nas áreas de Administração, Artes Visuais, Comunicação – Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia.
Primeiro a receber o diploma de conclusão de curso das mãos do presidente da mesa, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, o agora administrador, Alexandre Agra, estava emocionado. “Nessas horas eu me lembro de todo esforço para enfim tornar real o meu objetivo de ter um curso de nível superior. Foram três empregos, entre eles o de motorista de ônibus, para, enfim, chegar aqui, reunir minha família e celebrar este momento”, avaliou.
Para ele, um dos momentos mais recompensadores ao longo da jornada foi ter seu Trabalho de Concurso de Curso (TCC) aprovado com elogios em uma banca composta por dois professores com titulação de doutor. “Eu me recordo que no momento de decidir pelo tema, disse ao meu orientador que buscava um assunto capaz de me tirar o fôlego e da minha zona de conforto. Discorri, então, sobre os smart government (governos inteligentes), abordando o uso das tecnologias para beneficiar governos e aperfeiçoar a gestão. Para a minha felicidade, meu trabalho, intitulado ‘O uso da tecnologia na busca pela transparência e participação cidadã no município de Parintins’ recebeu considerações muito positivas”, afirmou o agora egresso.
Entre os discentes, a oradora Luane Batista da Silva falou em nome dos alunos dos sete cursos. “Aprendemos, lutamos e construímos laços de amizade, algumas mais fortes, que se estenderam inclusive às nossas famílias. Também passamos por desafios e algumas tristezas, como alunas, como mães. Nossa querida Andreza Gonzaga, do curso de Jornalismo, poderia estar hoje vivenciando essa felicidade conosco e, por isso, nós a homenageamos (in memorian)”, lembrou.
À mesa da cerimônia, o professor paraninfo dos cursos, Michel do Vale Maciel, reiterou a relevância social da colação. “O que estamos vivenciando é um rito de passagem. Não é fácil concluir um curso superior neste País, onde apenas 16,5% da população faz isso, segundo os dados do IBGE, de 2018. O que vivemos hoje diz muito sobre vocês, sobre força, determinação, amor ao trabalho e ao próximo. Que sejam abençoados a carreira e o espírito de luta de vocês”, desejou o professor Michel Maciel.
O diretor do Instituto, professor José Luiz Pereira, falou do início de um novo capítulo de vida dos formandos. “Vocês contribuirão para a melhoria da qualidade de vida do nosso município, do nosso Estado. A vitória de vocês é um exemplo e um estímulo para as suas famílias. Sejam felizes”, concluiu.
Em sua fala, o professor Sylvio Puga lembrou que a colação de grau é um ato formal de celebração, mas também um momento em que a Universidade presta contas à sociedade. “Tradicionalmente, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, filho dessa terra, é quem vem à cidade presidir as colações, mas eu fico muito feliz de representá-lo quando da oportunidade de trazer a vocês informações que ratificam a nossa missão. A primeira delas é da alegria de vê-los concluir essa importante fase acadêmica, da qual nos orgulhamos muito; a segunda, é a de que vocês também podem se orgulhar da Ufam, que em 2019 avançou em importantes avaliações institucionais e vocês, discentes, professores e técnico-administrativos do Icsez, fazem parte disso”, garantiu.
O reitor salientou que as avaliações permitem que a Ufam integre o seleto grupo de 21% das universidades com IGC considerado muito bom. “Certamente – e estamos trabalhando para isso – devemos alçar voos ainda mais altos. No mês de fevereiro, por exemplo, iniciaremos a construção do Bloco de número 4 aqui em Parintins, onde serão instalados espaços acadêmicos para cursos que até então não contavam com suas áreas especificas. Ficamos felizes em poder fortalecer o Icsez”, disse, desejando revê-los na pós-graduação, na docência, na pesquisa ou no mercado de trabalho, destacando-se.
LISTA DE FORMANDOS – ICSEZ
ADMINISTRAÇÃO
ALEXANDRE HAGRA DE SOUZA PAULINO
CARLOS ALBERTO DA CRUZ PINTO
DARLEN MARIA PINHEIRO DE SOUZA
ERICA SILVEIRA BEZERRA
GISLAINE VIEIRA DA COSTA
IGOR DA SILVA RIBEIRO
ISAIAS MOISES GONÇALVES BEZERRA
JOÃO LUCAS MUNIZ DE OLIVEIRA
JORGE MARCEL MELO MENDONÇA
JOSÉ RUAN MARQUES REIS
KARINA ALFAIA CORREA DA SILVA
LILIANE REIS BARROSO
LUIZ FRAGATA DA SILVA
MARIO JORGE VIEIRA DE OLIVEIRA
RAFAELLA LOPES SIMAS MONTEIRO
RONALDO ALMEIDA DA SILVA
ROSIELEN MACEDO FERREIRA
TAIANE OLIVEIRA COSTA
THAIS RODRIGUES MARTINS
ARTES VISUAIS
ADRIAN FRANCESCOLI GOMES BELEM
CARLEANE MOTA FERREIRA
CLEISMAR SERRAO PAES
ELAINE MAIA DE SOUZA
ERICK SIDERVAL DA SILVA
IDEVAN ALMEIA DE SOUZA
RODRIGO AMAZONAS DA SILVA
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
ADEMAR CARMO VIANA DE SOUZA JUNIOR
ÁDRELLY SOARES FERREIRA
KATRIANE BERNARDES DOS SANTOS
LEANDRA DE SOUZA TAVARES
LEANE SOARES DE OLIVEIRA
LUANE BATISTA DA SILVA
LUCAS DE MEDEIROS SOARES
MARIA ELISIA NUNES MONTEIRO
RENAN JORGE SOUZA DA MOTA
SABRINA MESSIAS MORAES
THAÍS BARROS FRANÇA
EDUCAÇÃO FÍSICA
GIORDANI DE SOUZA FARIAS
INAFRAN SOUZA E SOUZA
IZANDRO SILVA PAES
JORGE DE SOUZA DIAS NETO
KAREN CRISTINA SOUZA DA CRUZ
RENNER DOS SANTOS VILASBOAS
RUAN NIXON VIEIRA TAVARES
THIAGO GARCIA SOUZA
PEDAGOGIA
DILCEANNE DA SILVA COELHO
ERIDENIZE DE OLIVEIRA VIANA
INGRID VASCONCELOS FERREIRA
IZANE SOUZA FONSECA
KATRICIA OLIVEIRA FERNANDES
LIDIA MARIA MARTINS GONÇALVES
LUAN FELIPE VALENTE SOUZA
MARCIANNE SOUZA DA SILVA
MARIA CLEBER GUIMARÃES MARQUES
SARAH SOUZA MARINHO
SASQUIA RODRIGUES VIEIRA
TEREZA DE JESUS PIRES CARVALHO
VINICIUS MELO DE FREITAS
ZILDIANE SOUZA TEIXEIRA
SERVIÇO SOCIAL
JUCIARA PINHEIRO FRAGATA
ZOOTECNIA
BRUNA BARBARA FRANÇA DA SILVA
DEIZIANE SANTAREM SEIXAS
EDIANE DOS SANTOS CALIXTO
GABRIELA COELHO DOS SANTOS
LARISSA DE PAIVA NUNES GOLÇALVES
LUZIELE DA SILVA VASCONCELOS
RODRIGO SANTAREMDE SOUZA
THIERRY DOS SANTOS RIBEIRO
WENDELL GLÓRIA DOS SANTOS
WENNA GLÓRIA DOS SANTOS