13:08 – 03/02/2020
FOTOS: Pitter Freitas e Yuri Pinheiro
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Prefeitura de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), deixará a alegria do folião parintinense mais sustentável com a implantação de pontos de coleta seletiva nos blocos e bandas de Carnaval do município.
O acordo para a implantação desses pontos foi definido após uma reunião, que contou com a participação da secretária municipal de Cultura, Karla Viana, do secretário municipal de Meio Ambiente, Alzenilson Aquino, e da supervisora do Centro Multifuncional do município, Fabiana Campelo.
Além dos principais eventos da folia de Momo, outros pontos de coleta também serão instalados no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e na Câmara Municipal de Parintins (CMP), segundo confirmou o secretário Alzenilson Aquino.
De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o Governo e a Prefeitura de Parintins vão aproveitar os eventos para levar a mensagem de preservação do meio ambiente.
“A instalação desses pontos busca sensibilizar tanto os moradores quanto os visitantes que estiverem no município para participar da folia, de forma sustentável, preocupando-se com a separação e destinação de resíduos gerados durante esse período”, explicou Valente.
Mais – O secretário municipal de Parintins, Alzenilson Aquino, destacou que os dois primeiros pontos foram instalados no Centro de Atendimento ao Turismo e na Câmara Municipal de Parintins, além do Centro Multifuncional.
“Nos locais (CAT e CMP) terá uma equipe de educação ambiental para orientar os funcionários de como vai ser realizada a coleta e como é que tem que ser feita a separação desse material nas residências de quem precisar levar o resíduo”, ressaltou o secretário.
Continuidade – Para o secretário de estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a ação é a continuidade das atividades de educação ambiental realizadas no estado. “A iniciativa dos pontos de coleta seletiva é uma maneira de incentivar a população parintinense e os visitantes a realizarem o descarte de resíduos de maneira adequada, principalmente nesse período de festas. Nosso trabalho é promover uma consciência ambiental e ainda gerar renda para os catadores do município”, destacou.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas