Com o tema “Interação escola e família sobre a importância da preservação do meio ambiente”, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mariete Carneiro da Silva, bairro Nova Floresta, zona Leste de Manaus, realizou várias atividades pedagógicas com as 417 crianças do 1º e 2º períodos e os pais, durante a Semana do Meio Ambiente. O encerramento ocorreu nesta sexta-feira, 5/6, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades foram realizadas com cartazes, desenhos, vídeos, trabalhos de colagem nos cadernos, entre outros.
A ação faz parte do projeto da escola “Trabalhando com os Heróis da Natureza no Meio Ambiente”, desenvolvido há dois anos com os alunos. Este ano, devido a pandemia da Covid-19, contou com a participação dos pais e responsáveis em casa acompanhando as atividades dos filhos.
A coordenação pedagógica da escola mobilizou estudantes e seus responsáveis, por meio de mensagens de WhatsApp, enviando para os grupos dos pais as atividades complementares com assuntos sobre: coleta seletiva, preservação de semente, reciclagem e preservação, dicas sobre os cuidados com o planeta, descarte correto do lixo nas lixeiras, entre outros relacionados como cuidado ao meio ambiente.
A diretora do Cmei, Valdenice Nobre de Araújo, comemorou os resultados obtidos com os trabalhos realizados, mesmo sendo em casa devido a pandemia. Para ela, a atividade, que contou com a participação dos responsáveis, ajudou na interação entre pais, escola e crianças.
“A conscientização das famílias sobre o meio ambiente nesse momento de isolamento social é de suma importância, visto que os pais ou responsáveis estão interagindo com seus filhos em casa e juntos participam e acompanham diversas atividades orientadas pelas professoras”, observou.
Para professora Serlange Rodrigues da Silva, houve uma interação muito grande e os resultados com as atividades mostraram que as crianças conseguem assimilar desde cedo a importância do meio ambiente.
“O objetivo desse projeto é conscientizar as famílias da relevância da preservação e saber que mesmo com a distância, as crianças, juntamente com seus pais, estão construindo esse conhecimento de forma interativa, e principalmente, engajadas na educação ambiental, que é tão importante para todos nós”, completou.
A doméstica Rita Cristina Gonçalves Mota, 27, mãe da aluna do 2º período, Lorraine Monielly Gonçalves Mota, 5, ajudou a filha com as atividades em casa.
“Acho importante a nossa participação, porque é durante o desenvolvimento infantil que as crianças acumulam valores e ideias que vão utilizar durante toda a vida, bem como, para que eles entendam a importância do meio ambiente. Devemos sempre também cultivar bons hábitos e deixar que nossas ações falem por nós, pais, e sejam exemplos para nossas crianças”, destacou Rita.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Divulgação