Os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), coordenados pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), iniciam as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) com programações que incluem palestras sobre empoderamento e autoestima feminina, sessões de embelezamento, shows musicais, espetáculos teatrais, aulões de ritmos e feiras e oficinas voltadas ao empreendedorismo feminino.
As atividades começam nesta quarta-feira (04/03), no CECF Teonízia Lobo, no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), zona norte, com palestra ministrada por Débora Mafra, delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), que vai falar sobre a violência praticada contra as mulheres. A programação, que inclui ainda serviços de embelezamento como penteados, maquiagem e design de sobrancelhas, serviços da saúde da mulher, rodas de conversa e atendimento de orientação quanto ao Cadastro Único, terá o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Mutirão. As atividades no espaço seguem até a sexta-feira (06/03).
Localizado no bairro Alvorada, zona oeste de Manaus, o CECF Maria de Miranda Leão começará as atividades na quinta-feira (05/03), e contará com a participação da cantora Raquel Pimentel dando um show com músicas que enaltecem a força e beleza da mulher. As atividades retornam na segunda-feira (09/03) com as participações da cantora e psicóloga da Seas, Ketlen Nascimento, e de DJ da rádio Amme Eventos.
Na sexta-feira (06/03), o CECF André Araújo, no bairro da Raiz, na zona sul, realiza rodas de conversa sobre o papel feminino e seus direitos, além de aulão de ritmos para todas as idades, sessões de embelezamento e sorteio de brindes para as frequentadoras e visitantes do centro.
Com programações de segunda (09/03) a sexta-feira (17/03), o Ceci de Aparecida, também na região sul, realiza shows musicais com cantoras amazonenses com o espetáculo musical: “O canto da mulher que encanta”, feiras para mulheres que desejam empreender e já empreendem, aulão de ritmos, tarde dançante e as ações de embelezamento.
O CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte, continua as atividades do dia da mulher na terça-feira (10/03), a partir das 8h, com aulões de danças, café compartilhado com a participação da comunidade, e encerrando com o espetáculo de dança “Sodade” com o tema “O imaginário Nordestino” com participação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Encerrando as programações de segunda-feira (05/03) a sexta-feira (13/03), o CECF Magdalena Arce Daou, localizado na zona oeste, bairro Santo Antônio, com sensibilização junto aos usuários da unidade a respeito da temática do Dia da Mulher, rodas de conversa e palestra assistente social Lidyane Cavalcante no grupo de convivência Dona de Mim, com o tema “Protagonismo feminino”. Haverá ainda apresentações musicais, dança e aulão de ritmos.
As ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher nos Centros de convivência são coordenadas pela Seas e realizadas em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) e Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).
Confira as programações:
Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo
Rua Itaeté, 200, bairro Amazonino Mendes (Mutirão), zona norte
De quarta (04/03) a sexta-feira (06/03), das 9h ao meio-dia
Palestra violência contra a mulher e serviços de embelezamento
Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão
Avenida Loris Cordovil, s/nº, Alvorada, zona centro-oeste
Quinta (05/03), às 9h; e segunda-feira (09/03), às 14h
Shows musicais com Raquel Pimentel e Ketlen Nascimento, com participação do DJ da rádio Amme Eventos
Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo
Rua Cinco, Conj. Costa e Silva, s/nº, Raiz, zona sul
Sexta-feira (06/03), a partir das 8h
Rodas de conversa sobre empoderamento e autoestima, aulão de ritmos e sorteio de brindes
Centro Estadual de Convivência do Idoso de Aparecida
Rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona sul
De 9 a 17 de Março, das 9h às 18h
Feira da mulher empreendedora, show musical “O Canto da Mulher que encanta” e ações de embelezamento
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona norte
Dia 10 de março, a partir das 8h
Aulão de ritmos e café compartilhado e o espetáculo de dança “Sodade” com o tema “O imaginário Nordestino”
Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou
Avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste
De quinta-feira (05/03) até 13 de março, das 8h às 17h
Rodas de conversa com o tema “O protagonismo feminino”, apresentações musicais e aulão de ritmos