O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) protocolou na manhã desta terça-feira (23), durante Sessão Plenária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), requerimento em forma de Indicação ao Governo do Amazonas, solicitando que sejam feitos estudos e consequente criação de um Programa de incentivo sobre a isenção tributária e concessão de benefícios às pessoas que trabalham com transporte por aplicativo e que adquiriram veículos ou façam a conversão para a utilização de Gás Natural Veicular (GNV) no Amazonas.
Além da vantagem de economia financeira, Bessa defende a utilização do GNV como fonte de energia mais limpa. “As características do uso do GNV são vantajosas por sua queima ser pouco agressiva ao meio ambiente. Além disso, nessa época de pandemia, o rendimento dos que utilizarem este artifício se tornará mais benéfico o que contribuirá de forma positiva para a população como um todo, visto que, melhora a condição do meio ambiente e ainda a condição monetária das famílias amazonenses”, ressaltou o parlamentar.
O deputado sugere ao Poder Executivo uma série de medidas para o funcionamento do programa no Estado. “A ideia de indicativo parte do pressuposto de um programa e que dentro deste é possível trabalhar alguns pontos como: incentivo quanto a aquisição ou conversão de veículos mencionados no indicativo; abertura de financiamento para motorista de aplicativos juntos a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) relativos ao uso do GNV; isenção de taxa de vistoria anual junto ao Departamento Estadual de Transito do Amazonas (Detran-AM); campanhas regulares em parceria com a Cigás; desconto para instalação do kit por empresas parceiras e credenciadas; e a isenção da taxa de vistoria realizada pelo Inmetro”, pontuou Bessa.
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Emerson Benevides (92) 99124-0016
Foto: Alexandre Linhares