O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a TV Encontro das Águas, já colocou no ar os três canais de televisão aberta (2.2, 2.3 e 2.4) para transmissão do regime especial de aulas não presenciais que começa nesta segunda-feira (23/03). Com o objetivo de dar continuidade ao ano escolar 2020 em Manaus e nos municípios de Iranduba, Manaquiri, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva também serão disponibilizadas aulas pelo YouTube por meio do link: https://bit.ly/cemeamYT. A estimativa é que cerca de 180 mil alunos sejam atendidos pelas transmissões.
O início do regime especial de aulas não presenciais inicia na manhã desta segunda-feira (23/03), a partir das 8h. No canal 2.2, serão transmitidos os conteúdos para os alunos do 6º e do 8º do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, nos seguintes horários: das 8h às 11h20 (6º ano), das 13h às 16h20 (8º ano) e das 18h às 21h20 (1º ano).
Já o canal 2.3 apresentará os conteúdos para os estudantes do 7º ano, das 8h às 11h20; 9º ano, das 13h às 16h20; e 2º ano, das 18h às 21h20. Enquanto isso, o canal 2.4 terá transmissão exclusiva paras as aulas do Ensino Médio: das 8h às 11h20 (1º ano), das 13h às 16h20 (2º ano) e das 18h às 21h20 (3º ano).
Como acessar – Para acessar os canais 2.2, 2.3 e 2.4 da TV Encontro das Águas, é necessário que os estudantes ou pais/responsáveis realizem uma atualização nos canais abertos do seu aparelho de televisão. Vale ressaltar que os televisores, independente de marca, têm processos parecidos na busca de novos canais.
Basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha a “busca de canais”. Em alguns televisores, esta opção se chama “busca/sintonia automática”, “ressintonia”, “programação de canais” ou “atualização de canais”. Depois de encontrar, é só clicar na opção e seguir as orientações da tela, aguardando até o final do processo.
Ao concluir esta etapa, os novos canais da emissora já estão disponíveis.
Reexibição – Com o objetivo de revisar os conteúdos, haverá, ainda, a reexibição das aulas do dia anterior, que permitirá a possibilidade de acesso aos que não acessaram os conteúdos. Além disso, o aluno poderá, também, conferir as atividades complementares disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio do link https://bit.ly/2U5ghag, e buscar leituras complementares, exercícios de capítulos dos livros didáticos e trabalhos de pesquisa, que devem ser indicados pelos professores por meio de contato.
Plataformas virtuais – Todas as aulas, orientações e exercícios estarão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na plataforma Saber+. Caso os alunos e professores não consigam acompanhar as aulas nos horários da televisão, o conteúdo estará todo no AVA.
Para os estudantes, será disponibilizada a plataforma de interatividade com o aplicativo “Mano”, que pode ser baixado nas lojas do Google Play e Apple Store. Por meio do aplicativo, será possível tirar dúvidas durante a transmissão das aulas.
Foto: Diego Peres / SECOM