A campanha foi prorrogada até o dia 31 de agosto devido ao baixo nível da cobertura do público-alvo
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa, nesta sexta-feira (26/06), que a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de agosto deste ano para pessoas com idade entre 20 a 49 anos.
A decisão de prorrogar a campanha, que estava prevista para encerrar no próximo dia 30 de junho, foi adotada pelo Ministério da Saúde após a análise de dados epidemiológicos e da baixa cobertura vacinal do público-alvo. Foram registrados quatro casos da doença em Manaus, em 2020.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) da FVS-AM, Izabel Nascimento, foram aplicadas 33.105 doses da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, na população com idade entre 20 a 49 anos no Amazonas. “A vacina está sendo oferecida, além da campanha, na rotina a partir dos seis meses de idade até os 59 anos”, afirmou.
Em Números – Foram notificados 55 casos de sarampo, de janeiro ao mês de junho de 2020, no Amazonas, sendo 48 em Manaus e um caso em cada um dos seguintes municípios: Careiro Castanho, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Uarini. Este ano, são quatro casos confirmados de sarampo em Manaus.
Durante todo o ano passado, foram registrados 148 notificações e 144 casos foram descartados. Destes, foram quatro casos confirmados, sendo três em Manaus e um em Coari.
Referência – A FVS-AM é responsável pelo Programa Estadual de Imunização (PNI), que tem como missão contribuir para o controle, eliminação e erradicação de doenças que podem ser evitadas com a vacinação. A instituição funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: (92) 3182-8550 / 8551.