“A implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), capaz de atender uma população estimada em 18 mil habitantes nas Vilas de Lindóia, Novo Remanso e Engenho, demais comunidades rurais no município de Itacoatiara (distante 175 km em linha reta de Manaus), se faz necessário com urgência”. Assim, iniciou seu discurso no comunicado de liderança na manhã desta quarta-feira (15), durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Cabo Maciel (PL) afirmando ter protocolado expediente em forma de indicação ao Governo do Estado solicitando uma UPA.
De acordo com Cabo Maciel, o objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária dos moradores das três Vilas e comunidades rurais próximas num só local, evitando que as vítimas tenham que se deslocar até Itacoatiara.
O parlamentar citou como exemplo alguns atendimentos que são muito comuns na região como: Febre alta, acima de 39ºC; Fraturas e cortes de facadas; Tiros com arma de fogo, Infarto e derrame; Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; Cólicas renais; Falta de ar intensa; Crises Convulsivas; Dores fortes no peito; Vômito constante e outros casos que necessitam de urgência.
Emendas para saúde
Deputado Cabo Maciel voltou a solicitar a liberação dos recursos de emenda parlamentar de sua autoria destinado ao setor de saúde para aquisição de aparelho de Mamografia e aparelho anestésico para o Hospital Geral José Mendes e mais dois aparelhos de ultrassonografia e Raio-X para atender as UBS de Novo Remanso e Vila de Lindoia, no município de Itacoatiara.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514