O deputado estadual Cabo Maciel (PL) e membro da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou a reunião do governador Wilson Lima (PSC) com o diretor de Soberania Territorial do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, Ricardo Montenegro, para tratar do combate ao novo coronavírus na região da tríplice fronteira entre os dois países. Na ocasião, foram alinhadas ações nas áreas de saúde e segurança pública.
De acordo com Cabo Maciel foram registrados 655 casos pela Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM) na região do Alto Solimões. Até quinta-feira (7), os números eram os seguintes: Tabatinga com 266 casos e 12 óbitos; Santo Antônio do Içá com 206 casos e cinco óbitos; São Paulo de Olivença com 132 casos e três óbitos; Benjamin Constant com 50 casos e cinco óbitos; e Atalaia do Norte com um caso.
Na opinião do parlamentar é necessária uma postura firme das autoridades nessa região do Alto Solimões. Esse entendimento do governo do Estado com as autoridades colombianas e peruanas é muito importante, levando em consideração que ali se tratar de uma área de fronteira em que as pessoas de Tabatinga, no Amazonas; Letícia, na Colômbia; e Santa Rosa, lá no Peru; que estão sempre circulando de um lado para o outro.
Ao concluir, Cabo Maciel afirmou que na área da saúde, o Exército ficou encarregado de fazer o controle de entrada de pessoas oriundas de Tabatinga e de Santa Rosa em território brasileiro.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514