O deputado estadual Cabo Maciel (PL), membro da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), voltou a solicitar ao secretário do interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto do Espirito Santo, que redobre sua atenção para o interior do Estado, onde o registro de casos de infecções pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, avança muito rapidamente, ultrapassando a capital.
De acordo com Cabo Maciel, enquanto o número de casos e de mortes diminuem em Manaus, no interior a Covid-19 avança, mais que dobrou, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
Dos 22.132 casos do Estado, 11.081 (50,07%) são no interior e 11.051 (49,93%) são da capital. A expansão da doença no interior preocupa ainda mais porque não há em nenhum município leitos de UTIs na rede de saúde.
O parlamentar defendeu o envio de insumos, estruturas e equipes de Manaus para atender os municípios com maior registro de casos. Os de alta-complexidade deverão ser removidos para Manaus.
Hospital de Guarnição
Cabo Maciel aproveitou para destacar o trabalho dos profissionais do Hospital de Guarnição de Tabatinga (a 1108 km de Manaus), da Susam e da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, pelo empenho e dedicação ao tratamento que deram nas últimas semanas aos 241 indígenas de aldeias do Alto Solimões, de várias etnias que foram contaminados com o novo coronavírus, registrando apenas 16 óbitos e 178 indígenas que foram curados.
Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)
Texto: Assessoria do Deputado
Jerson Aranha (92) 99156-0879
Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514