Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Balanço indica que 48,8% dos usuários não compareceram a consultas e exames após retomada de atendimentos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Balanço indica que 48,8% dos usuários não compareceram a consultas e exames após retomada de atendimentos

16/07/2020
Compartilhar

Secretaria de Estado de saúde alerta a população sobre a importância de comparecer aos agendamentos
Dos 192.932 exames e consultas marcados em junho, após a retomada dos procedimentos eletivos (com data marcada) que foram suspensos na REDE pública de saúde do Amazonas por conta da pandemia de Covid-19, apenas 98.831 usuários compareceram e 94.101 pessoas faltaram. O balanço do Complexo Regulador do Amazonas mostra que o absenteísmo – quando a pessoa deixa de comparecer à consulta ou ao exame na data marcada – foi de 48,8% entre 22 de junho e 10 de julho.
Nas Policlínicas da REDE Estadual de saúde, o absenteísmo alcançou números ainda maiores, chegando a 62%. Dos 4.658 agendamentos, 2. 889 não foram realizados porque os usuários faltaram.
Um exemplo é a Policlínica Codajás, na Cachoeirinha, onde das 1.127 consultas e exames agendados na primeira semana de julho, apenas 418 pessoas compareceram. Na Policlínica Danilo Corrêa, na Cidade Nova, foram feitos 1.260 agendamentos e apenas 725 pacientes compareceram em julho.
A gerente de ambulatórios da SUSAM, Márcia Murad, reforça que o não comparecimento dos usuários às consultas e exames marcados torna-se prejudicial para toda a REDE e acaba retirando a oportunidade de mais pessoas serem atendidas.
“A falta do usuário à consulta traz prejuízos à REDE de saúde, pois a vaga foi ocupada e não aproveitada e também para o usuário que, por algum motivo, não compareceu e também não avisou ao serviço em tempo de reaproveitar a vaga para outra pessoa que necessita do mesmo atendimento”, afirma Márcia Murad.
A coordenadora do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de saúde (SUSAM), Keila do Valle, ressalta que o aumento do absenteísmo PODE ser interpretado como uma consequência da pandemia da Covid-19, se for considerado que algumas pessoas ainda não se sentem seguras para ir a uma unidade de saúde, mas também PODE estar relacionada à dificuldade no contato com o usuário.
“As equipes de saúde das unidades estão ligando para todos que tinham procedimento agendado para avisar a data do reagendamento, mas algumas pessoas mudaram de telefone ou não atendem às ligações. Por isso, a recomendação da secretaria é de que as pessoas que tinham consulta ou exame agendados para o período entre março e junho procurem a unidade de saúde onde fez o pedido para atualizar o cadastro telefônico ou solicitar informação sobre a nova data do procedimento”, explica.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Apreensão de cocaína pela PMAM retira do tráfico 370 quilos no Rio Solimões e causa prejuízo superior a R$ 27 milhões

04/12/2025
Governo do Amazonas

Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos

04/12/2025
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII inicia 22ª expedição em Caapiranga com serviços médicos e cirurgias para comunidade ribeirinha

04/12/2025
Governo do Amazonas

Amazonas apresenta projeto de centro de diagnóstico e estadiamento de câncer em encontro nacional do Ministério da Saúde

04/12/2025
Governo do Amazonas

Sejusc realiza ação de cidadania e atende cerca de 250 moradores no Instituto Ebenézer em Nova Floresta

04/12/2025
Governo do Amazonas

Castração de cães e gatos em Manaus terá agendamento presencial no Instituto Iraci Rocha na Cidade de Deus

04/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus