A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), presidida pela deputada Joana Darc (PL), apresentou à sociedade uma programação virtual em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, que acontece na primeira semana de junho.
Em função do isolamento social, a deputada explicou que a Caama realizará debates sobre o tema durante toda a semana nos seus perfis das mídias sociais (@caamaaleam). No perfil da Caama no Instagram, desde segunda-feira (1°), estão ocorrendo debates que tratam de temas importantes, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.
“Estamos comemorando e realizando debates sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente pelo modo on line com uma live por dia, sempre às 18h”, explicou a parlamentar, acrescentando que já foram realizados debates com o secretário estadual de Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Taveira, com Aline Oliveira, vice-presidente da Comissão Especial de Proteção aos Animais da OAB-AM e que na próxima sexta-feira (5), conversará com a delegada de Meio Ambiente, Carla Biaggi.
De acordo com Joana Darc, o titular da SEMA anunciou que nos próximos dias a secretaria lançará um planejamento de ações efetivas de combate às queimadas e desmatamentos, para evitar os acontecimentos do ano passado.
A Semana Mundial do Meio Ambiente compreende o Dia Mundial da Bicicleta, Dia Mundial da Educação Ambiental, Dia da Ecologia e o Dia Mundial do Meio Ambiente que é celebrado no dia 5 de junho, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.
Caama
A Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável faz a interlocução entre a população e o Poder Legislativo Estadual, acompanhando as demandas indicadas pela comunidade e levando informações sobre a produção legislativa.
A Comissão participa de diversos Conselhos, Comitês, Comissões e grupos de trabalho que atuam na área de meio ambiente, além de estar envolvida em diversas agendas relacionadas com as temáticas da proteção animal, sustentabilidade e conservação ambiental.
17 Objetivos
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, e;
17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti
Foto: Kaique Brilhante