Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Ano letivo do sistema prisional do Amazonas retorna após suspensão por conta da pandemia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ano letivo do sistema prisional do Amazonas retorna após suspensão por conta da pandemia

24/09/2020
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) promoveu o retorno do ano letivo para os internos do sistema prisional do Amazonas, nesta semana, após período de suspensão em decorrência da pandemia do NOVO coronavírus. O término se dará somente em abril do próximo ano, visto que as aulas estão sob ”calendário especial”, seguido do início do ano letivo de 2021.
 Nessa primeira semana de aula, os professores estão realizando testes para levantamento e diagnóstico do nível de conhecimento dos novos alunos, tendo o objetivo de melhor planejar e elaborar as didáticas e metodologias de ensino, conforme as dificuldades desses reeducandos.
 O primeiro atrativo para o interesse dos internos no estudo se deve à inserção no programa de remição de pena pelo estudo, como explica a professora Raimunda Moraes. “A maioria dos detentos vem, em primeiro lugar, pela remição de pena. Mas vai de nós, professores, fazer com que esse aluno passe a ter o interesse pelo que nós apresentamos em sala de aula, de forma a incitar e cativar o amor ao estudo e ao aprendizado. Por isso, eu enxergo a nossa profissão como um sacerdócio”.
Os alunos do sistema prisional são ensinados dentro da proposta metodológica do programa de ensino educação de jovens e adultos (EJA), que divide os ensinos Fundamental e Médio em seis fases. Este ano, foram 618 inscritos para as aulas, preenchendo todas as fases do programa.
 O interno Adriano (nome fictício), de 43 anos, conta que estudou até o 8° ano do ensino fundamental, mas que agora percebe a possibilidade de pôr em prática um antigo sonho. “Eu não cheguei a terminar o ensino fundamental, cometi alguns erros, o que me fez vir parar aqui dentro. Mas, desde jovem eu tinha o sonho de trabalhar como Relações Públicas. E agora vejo que é a minha chance de concluir os estudos para, futuramente, ingressar numa faculdade”, avaliou.
Preparação – Na semana passada, houve um treinamento com os professores, e uma equipe foi formada para supervisionar todos os espaços escolares dentro das unidades. Composta pela diretora da escola Estadual Giovanni Figliuolo (SEDUC), Kelly Cerquinho, pela coordenadora de saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), Alyne Botelho, e pela diretora da escola de Administração Penitenciária (Esap), Sônia Cabral. “Para que pudéssemos começar as aulas, visitamos cada uma das unidades, verificando se estava tudo pronto e de acordo com as normas e orientações da Organização Mundial de saúde (OMS) para o enfrentamento da Covid-19. Só então, liberamos o retorno”, informou Sônia.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega de viaturas em Tapauá como reforço da segurança pública no interior do estado

18/12/2025
Governo do Amazonas

Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e inaugura Samic em Tapauá durante as comemorações dos 70 anos

18/12/2025

Governo do Amazonas entrega equipamentos e fomenta setor primário de Tapauá durante os 70 anos do município

18/12/2025

Reconhecimento facial Paredão auxilia prisão de 24 foragidos em Manaus nos últimos dez dias

18/12/2025
Governo do Amazonas

Prêmio Mostra 2025 reúne e premia produções de teatro cinema e audiovisual em Manaus na noite de 19/12

18/12/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus e orienta registros

18/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus