A Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início, na última semana, a primeira etapa de uma série de fiscalizações em supermercados de Manaus. O objetivo é evitar a cobrança de preços abusivos, principalmente, com os produtos da cesta básica como feijão, arroz e óleo.
As fiscalizações foram realizadas em quatro supermercados da zona Centro-sul da capital. Os dois primeiros, localizados nos bairros Flores e Adrianópolis não apresentaram irregularidades.
Porém, nos estabelecimentos dos bairros Dom Pedro e Parque 10, dois estabelecimentos de grande porte estavam praticando preços elevados em produtos como óleo e farinha. Um item necessário neste momento de combate ao novo coronavirus, o álcool em gel, o vidro com 500ml, também foi encontrado com o preço de R$ 22,50.
“Esses estabelecimentos serão autuados. As fiscalizações foram motivadas pelas inúmeras queixas de consumidores feitas à Comissão. É dever da Comdec averiguar e evitar que o cidadão manauara caia nestas armadilhas”, disse André Luiz, presidente da Comdec.
Ainda de acordo com o parlamentar, as fiscalizações vão continuar. “Ocorrerão durante todo o mês de maio. Alguns estabelecimentos estão se aproveitando deste momento de pandemia, em que a população está assustada, para cometer excessos. O consumidor precisa denunciar”, afirma.
As denúncias para a Comdec podem ser feitas através dos perfis do vereador André Luiz nas redes sociais ou para o email da comissão, [email protected].
Texto: Carlos Eduardo Araújo – assessoria do vereador André Luiz
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post André Luiz faz fiscalização em supermercados de Manaus para combater preços abusivos apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.