A Fundação Amazonprev deu posse, nos dias 29 e 30 de abril, aos novos conselheiros de Administração (Conad) e Fiscal (Cofis), que vão atuar na composição da alta direção da instituição previdenciária do Amazonas durante o biênio 2020-2021.
No dia 30, foi dada posse aos membros do Conad/Amazonprev, o órgão máximo de deliberação da instituição. Por maioria, os novos membros que passam a compor o Conselho elegeram a secretária de Administração do Estado (Sead), Inês Carolina Simonetti, para o cargo de presidente do colegiado. O delegado da Polícia Civil Raimundo Pereira Pontes foi eleito para o cargo de vice-presidente. Também da PC, o investigador Fredson Bernardo da Silva assume a secretaria do conselho.
“Fico honrada com o voto dos conselheiros e o meu desejo é contribuir com as políticas de gestão estratégica do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev)”, declarou Inês Simonetti, em discurso de posse.
Para o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, a instituição mais uma vez assume a vanguarda nas ações de gestão da qualidade ao poder reunir o seu conselho administrativo, eleger seus representantes e fazer cumprir o que determina a Lei Complementar 30.
“O Governo do Amazonas prima pela preservação dos princípios que regem a Administração Pública moderna ao abrir o órgão previdenciário estadual a representantes de todos os poderes a fim de que, por meio da transparência das contas da instituição, decidam o futuro da Amazonprev”, detalhou.
A posse dos novos membros do Conselho Fiscal – Cofis/Amazonprev aconteceu no dia 29. Maria da Conceição Guerreiro, contadora geral do Estado, foi eleita a presidente do conselho; Ligia da Silva Barros, gerente de Planejamento da Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM, foi eleita vice-presidente; e Marcos Abensur, representante dos servidores do Ministério Público, o secretário.
“Fico feliz e honrada com a indicação de todos. Estou aqui para dar continuidade ao trabalho, agora especialmente com a análise da parte dos balancetes, receitas, despesas e recolhimentos e pretendo atuar de forma técnica e com o propósito de contribuir com a Amazonprev”, declarou a presidente.
Os Conselhos de Administração e Fiscal, junto com a Diretoria, constituem a alta direção da Amazonprev. O Conad tem o poder máximo de deliberação, o Conselho Diretor (Codir), representado pela Diretoria, executa e o Cofis é o órgão fiscalizador.
Atribuições – Dentre as atribuições, está a apreciação de relatório e as contas anuais da instituição antes de serem encaminhadas para aprovação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Também apreciam o Orçamento, o Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Aplicação e Investimentos (PAI), que são os instrumentos de gestão mais importantes da Amazonprev.
A doação de um bem do órgão ou a construção de bens imóveis também passa pelo crivo dos conselheiros, que ainda podem ser reconduzidos ao cargo por mais uma gestão de dois anos.