Os alunos da rede municipal de ensino acompanharam no final da tarde desta sexta-feira, 17/07, a programação especial alusiva ao aniversário de 18 anos do Programa Educacional de Proteção e Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento foi realizado no Teatro Amazonas e transmitido pelas mídias sociais da Policia Militar do Amazonas (PMAM) e da TV Encontro das Águas.
A programação contou com a apresentação de paródias musicais voltadas para prevenção dos instrutores do Proerd, da banda da Policia Militar, dos cantores Lorenzo Fortes, Raylla Araújo e do mascote do programa, Leão Daren.
A pedagoga e assessora técnica Lourdes Souza, da Gerência de Atividades Complementares e Programas (Gacpe) da Semed, falou sobre o evento.
“A parceria da Semed com o Proerd já vem de muito tempo, e nessa comemoração do aniversário dos seus 18 anos, por meio de uma live, toda comunidade escolar foi convidada a prestigiar. A transmissão foi uma forma de agradecimento e satisfação pelos serviços prestados à população de Manaus pelo Proerd, com o trabalho de prevenção realizado durante todo esse tempo nas escolas de Manaus e à toda a comunidade escolar. Foi muito válido a realização de um evento tão importante nesse formato de live, em que todos os alunos, familiares, professores puderam assistir em suas casas”, disse.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) e o Proerd começou em 2002, com atendimentos de crianças e adolescentes. Com o lema “Prevenindo e Salvando Vidas”, o Proerd tem a missão de esclarecer os estudantes sobre o uso de drogas e atos de violência. O trabalho é desenvolvido nas escolas da rede municipal de Manaus com êxito, com aprovação de familiares e alunos e resultados positivos.
No primeiro semestre deste ano, o programa atendeu aproximadamente 6 mil alunos, entre do 1º ao 3º ano com o Proerd kids e do 5º e 7º ano com a cartilha “Caindo na Real”. As aulas foram por meio de vídeoaulas gravadas e disponibilizadas para as escolas. As escolas estão sendo acompanhadas pelos instrutores que acompanham as aulas em casa, por meio de fotos que os familiares enviam para os professores.
Segundo o coordenador estadual do Proerd, Major da PM, Alisson da Silva Henriques, 42 anos, a parceria com a Semed ao longo desse tempo tem sido muito proveitosa e fundamental no trabalho com crianças e adolescentes.
“É uma honra muito grande falar dessa parceria muito frutífera com a Semed. A secretaria que fornece a maior clientela ao programa nesses anos, pois o Proerd trabalha em quatro frentes. Neste ano, o Proerd foi repensado, foi reorganizado para atender a nossa comunidade escolar da rede municipal, visto essa situação delicada que o período de pandemia. Nesse sentido, foram elaboradas vídeosaulas do projeto ‘Proerd em Casa’ para alcançar nosso público”, completou.
A gestora Leslye Anne Monteiro Coutinho, da escola municipal Padre Mauro Fancello, bairro Petrópolis, zona Sul da cidade, conta com 200 alunos do 4º e 5º ano que participam do programa. De acordo com a educadora, a escola faz parte desde 2010.
“O incentivo às aulas do Proerd foi com a mesma dedicação como seria presencial. Acreditamos muito no programa e suas contribuições para o enfrentamento às drogas e à violência. Nossa escola está localizada em zona de vulnerabilidade social e todo o estudo contribuí para que as crianças entendam os malefícios do uso de entorpecentes”, disse.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: Divulgação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação