Cerca de 120 alunos da escola Thomé Ferreira Santiago participaram do projeto e debateram a respeito dos métodos preventivos contra o Covid-19
Foi por meio da simulação de uma videorreportagem que os alunos da Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, situada no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), resolveram conscientizar a comunidade a respeito do novo coronavírus (Covid-19). Em um vídeo de aproximadamente 3 minutos e 30 segundos, a equipe escolar da unidade discutiu os sintomas da doença e destacou os principais métodos contraceptivos, como a utilização do álcool em gel e a importância de uma boa higienização das mãos, dentre outros.
A atividade foi idealizada pelo professor de Língua Portuguesa, Francisco das Chagas Ferreira de Lima, e contou com a participação de pelo menos 120 estudantes do Ensino Médio, além de demais servidores da escola estadual.
“Estamos vivendo um momento bem difícil em nosso mundo com relação à proliferação do coronavírus. Esse vírus vem afetando várias pessoas de diversos países e, recentemente, chegou ao nosso estado. Como nosso município é relativamente perto de Manaus, há uma certa preocupação de que o coronavírus possa chegar até aqui”, afirmou Francisco.
O educador reforça que, apesar de não ser da área de Ciências Biológicas, sempre buscou manter um diálogo aberto e educativo com seus alunos acerca da disseminação e prevenção da doença respiratória.
“Nós sabemos que o vírus se espalha muito rápido. Os números de infectados no Brasil são atualizados diariamente, e reparamos esse avanço de pessoas infectadas pelo coronavírus. Temos de estar conscientes e preparados caso [o vírus] chegue a Careiro”, alertou. “A ideia é que a nossa escola saia na frente e que os estudantes possam mostrar que estão, sim, por dentro dos últimos acontecimentos e preparados para combater o Covid-19”.
Além do vídeo, Francisco acrescenta que a equipe escolar produziu uma música, que diz “Não deixe o corona pegar uma carona em você”. O jingle diz respeito às pessoas que acabaram de retornar de algum dos estados em que o índice de contração do coronavírus é alto e que podem, assim, “transportar a doença”. “É importante que essas pessoas fiquem em casa”, aconselhou.
Resultados – Desde que iniciou o projeto, o professor já percebeu mudanças positivas com relação ao comportamento dos alunos da Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago. “A gente nota que os estudantes, além de terem aprendido mais sobre a Covid-19, estão mais conscientes com relação à prevenção ao vírus. É importante evitar tudo aquilo que a mídia está pedindo para nós evitarmos. Desta forma, tenho certeza que superaremos esse momento difícil”, finalizou.
Participante da videorreportagem, o estudante Klewilson Silva, do 1º ano, ressaltou a importância da iniciativa e agradeceu Francisco pelo apoio e dedicação. “Gostaria de parabenizar e agradecer ao professor [Francisco]; à nossa gestora, Socorro Leite; e a todos os educadores que têm nos apoiado em termos de conhecimento sobre o coronavírus e os métodos de prevenção”, frisou.
A também aluna da 1ª série do Ensino Médio, Emanuelle Araújo, fez coro às palavras de Klewilson. “Aprendemos bastante com a produção do vídeo, principalmente sobre como nos prevenirmos. Podemos ver que, no mundo inteiro, estão sendo cancelados diversos eventos e festas, pois temos de evitar aglomerações. Isso é muito importante”, encerrou Emanuelle.