A homenagem ocorreu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no auditório Senador João Bosco, no dia 12 de março, concedida à discente Michele Pires, do Programa de Pós-Graduação em história da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/UFAM).
A cerimônia ocorreu durante um debate sobre temas relacionados à valorização feminina como desigualdade salarial, sexualidade e mulheres na política, promovida pelo Programa Educando pela Cultura, da escola do Legislativo Senador José Lindoso.
A homenageada recebeu o prêmio pelo reconhecimento na luta pelos direitos das mulheres transexuais no Estado do Amazonas. Por conta dessa ação, a coordenação do PPGH/UFAM reforçou a homenagem e parabenizou a discente pelo seu reconhecimento.
A coordenadora do Programa Educando pela Cultura, Jacy Braga explicou: “Pensamos em uma comemoração diferente de flores e chocolates, porque essas pautas têm de ser discutidas, pois falando sobre isso a gente diminui o preconceito, com aprendizado e conhecimento. Esse é o momento de nos colocarmos à mostra, as mulheres precisam ocupar os espaços de direção e liderança”.
A programação do evento contou com uma palestra sobre a sexualidade da mulher, proferida pela doutora em ciências Sociais e professora da UFAM, Iraildes Caldas, apresentações culturais do Coral Musikart, da Coordenadoria 4 da Secretaria de Estado de educação (SEDUC) e um monólogo com a atriz Francy Júnior.