Em votação realizada nesta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, além do pedido de intervenção federal na saúde do Estado, Requerimentos apresentados pelos deputados para fortalecer ações de combate à Covid-19.
Entre eles estão cinco assinados pelo deputado Wilker Barreto (Podemos). O de nº1917/2020 solicita à Mesa Diretora o encaminhamento de requerimento à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), pedindo informações quanto ao atraso de pagamento dos terceirizados da Cooperativa dos Enfermeiros do Amazonas (Coopeam).
Os Requerimentos nº 1918/2020, nº 1920/2020 e nº 1921/2020 solicitam as notas fiscais de entrada de internação dos ventiladores mecânicos adquiridos pela Empresa FJAP e CIA Ltda. Os dois primeiros são direcionados à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), pela Mesa Diretora e pela Comissão de Calamidade Pública da Casa, respectivamente. E o terceiro é endereçado à Receita Federal, pela Comissão de Calamidade Pública.
Já o Requerimento nº 1922/2020 solicita do governador Wilson Lima (PSC) a apresentação, de forma detalhada, de todos os pagamentos realizados pelo Estado entre o período de 2 de janeiro a 17 de abril de 2020.
Deferidos
Ainda foram deferidos pela Mesa Diretora da Aleam mais dois Requerimentos. Um do deputado Belarmino Lins (Progressistas), solicitando segurança para os profissionais de Saúde que estão atuando nos hospitais, no combate à pandemia do novo coronavírus. E uma indicação do deputado Sinésio Campos (PT) ao Governo do Estado, pedindo a dilatação dos prazos para pagamentos de empréstimos feitos a produtores rurais pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo
Foto: Elisa Garcia Maia