Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Aleam aprova PL que cria Política Estadual de prevenção, combate e erradicação do Aedes Aegypti
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Aleam aprova PL que cria Política Estadual de prevenção, combate e erradicação do Aedes Aegypti

09/09/2020
Compartilhar

 
A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou nesta quarta-feira (9), de forma unânime, o Projeto de Lei nº 290/2019 que cria a Política Estadual de Prevenção, Combate e Erradicação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti no Estado do Amazonas e dá outras providências. A matéria, de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), visa implementar mecanismos eficazes de fiscalização e eliminação dos focos do mosquito transmissor no Estado, estimular a participação efetiva e integrada dos órgãos públicos competentes e incentivar a sociedade na conscientização e erradicação das doenças de dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito.
De acordo com a propositura, a política tem o intuito de gerar mecanismos de cooperação entre o Estado do Amazonas e os seus municípios para o desenvolvimento de ações conjuntas de prevenção e combate aos focos do mosquito aedes aegypti, com a participação dos respectivos órgãos de saúde; implantar um sistema de monitoramento, rastreamento e eliminação dos focos de criação dos mosquitos; elaborar mapeamento detalhado das áreas de maior índice de dengue, chikungunha e zika no Estado e disponibilizar à população, meios de recepção de denúncias, por telefone ou sítio eletrônico, sobre a existência de suposto foco de mosquito ou proliferação de transmissores.
Para Barreto, a aprovação do PL será de extrema importância para o controle e manejo do mosquito Aedes aegypti no Amazonas, considerado o estado com um dos maiores focos das doenças transmitidas pelo mosquito no Brasil.
“O Amazonas tem um clima propício para a proliferação do mosquito e aqui temos um histórico grave de números de casos confirmados. Então, este Projeto de Lei visa trazer um parâmetro melhor de controle e erradicação das doenças, garantindo saúde, segurança e bem-estar para a sociedade amazonense”, justificou Barreto.
 
Dados
 
Em março, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou que 903 casos de dengue foram confirmados nos dois primeiros meses do ano no Amazonas, triplicando o número de pessoas infectadas pelo mosquito com relação ao mesmo período de 2019, que foi de 301 contágios.
Em junho de 2020, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) divulgou que mais de 1,6 milhão de casos de dengue foram registrados nas Américas nos cinco primeiros meses deste ano, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desse número, 1.040.481 casos foram registrados no Brasil, o que equivale a 65%.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 100 países de quatro continentes, com exceção da Europa, 80 milhões de pessoas são acometidas pelo vírus da dengue.
 
 
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Alberto César Araújo / Aleam
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Estado do Amazonas, Estado do Amazons, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 12 14 at 14.26.31
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
WhatsApp Image 2023 10 19 at 16.18.25 1
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
WhatsApp Image 2023 10 04 at 17.14.20
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
WhatsApp Image 2022 04 18 at 16.37.38 1024x683 1
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
02 Dep. Joao Luiz Comissao do Consumidor da Aleam realiza Praca do Consumidor em Presidente Figueiredo nesta sexta feira 8 640x380 1
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
01 ALEAM SEMANA DA SAUDE Foto Edmar Perrone Aleam 640x380 1
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus