Agricultores familiares da Associação Nossa Senhora de Nazaré, do ramal do Jandira, em Iranduba, ganham impulso na produção com a entrega de R$ 200 mil em equipamentos e implementos agrícolas. A ação do Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), beneficiou cerca de 450 pessoas entre associados e beneficiários indiretos. A entrega ocorreu na última quarta-feira (22/07).
De acordo com o gerente do Idam, em Iranduba, Jean Frank Magalhães, os equipamentos e implementos agrícolas foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio de um projeto de fomento elaborado pelo Idam, com proposta aprovada pelo FPS. “O incentivo irá impulsionar a produção de pequenos agricultores familiares do município, além de levar melhores condições de trabalho e de vida para os beneficiários”, destacou.
Os equipamentos e implementos entregues incluem um trator agrícola, uma roçadeira, uma carreta de duas toneladas, um arado, um perfurador de solo, um distribuidor de calcário, uma grade aradora, um compressor de ar e um pulverizador, totalizando o valor de R$ 200 mil, segundo o informou o gerente do Idam de Iranduba.
A solenidade de entrega ocorreu na sede da comunidade, no ramal do Jandira, com a presença da secretária executiva do FPS, Kathelen Santos; do gerente do Idam de Iranduba, Jean Frank Magalhães; do secretário municipal de Produção Rural de Iranduba, Jerônimo Sales; do presidente da comunidade, Paulo Favela; e demais diretores e produtores da Associação, seguindo os protocolos de controle da Covid-19.
Apoio aos feirantes – O Governo do Estado, por meio da Unidade Local do Idam, em Iranduba, e com o apoio da Secretaria de Produção do município, também tem incentivado os agricultores durante as Feiras da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), cedendo um caminhão para o escoamento da produção.
De acordo com Jean Frank, cerca de 40 agricultores familiares são beneficiados com a apoio logístico durante a realização das feiras, que ocorrem todas às quintas e sextas, no município, e aos sábados e domingos, na comunidade do ramal do Janauari.