Famílias que vivem da produção agrícola no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus) ganharam incentivo para melhorar a produção agrícola com o atual investimento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A cidade está localizada na calha do Alto Solimões e possui como principal atividade econômica a produção agrícola da fruticultura, principalmente de melancia e laranja, que é escoada para Manaus e para o município de Tefé.
A aquisição de transportes e implementos agrícolas entregues, nesta sexta-feira (24/07), vai garantir o aumento da produção e na renda das famílias. Para a Associação dos Produtores do Setor Solimões, a lancha e o caminhão de quatro toneladas adquiridos por meio do FPS vão reduzir os custos com locação de frete e aumentar a capacidade produtiva das 63 famílias que produzem mandioca, banana, macaxeira, melancia, milho, entre outras culturas agrícolas.
A meta, segundo o presidente da associação, Rivelino de Carvalho, é triplicar a produção de banana para a safra de 2021. “Atualmente temos uma produção estimada em 20 toneladas, anualmente, de banana. E, com os transportes adquiridos vamos poder aumentar para 60 toneladas, isso porque vamos ter mais celeridade na produção”.
O agricultor Eli dos Santos, de 45 anos, faz parte da Associação dos Moradores da Comunidade Nova Esperança, que reúne 60 famílias. Ele relata que os novos equipamentos vão evitar prejuízos econômicos. “Com a canoa que recebemos vamos poder transportar melhorar nossos produtos, porque perdíamos muito sem ter um apoio desse e tínhamos prejuízos em nossa renda. Mas, graças a Deus, vamos sair desse problema”.
A associação recebeu um caminhão com carroceria aberta, uma canoa de alumínio de 8 metros com acessório e um motor de popa 40HP.
Incentivo – Conforme a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Fonte Boa, a produção de laranja é de sete toneladas ao ano. A expectativa é que, neste segundo semestre, cinco toneladas sejam enviadas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com os investimento do FPS, o manejo do pirarucu deve ser impulsionado.
“Os novos investimentos feitos pelo Governo do Estado vão ajudar muito no desenvolvimento do agricultor, principalmente no manejo do pirarucu, como também na nossa fruticultura”, explicou a gerente do Idam, Maewe Cruz.