Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Adaf reforça fiscalização em estabelecimentos comerciais no AM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Adaf reforça fiscalização em estabelecimentos comerciais no AM

22/08/2020
Compartilhar

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) tem reforçado as ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais no Amazonas. Durante a quinta (20/08) e a sexta-feira (21/08), uma equipe de fiscais agropecuários engenheiros agrônomos da autarquia, realizou fiscalização de comércio de agrotóxicos no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus).
A atividade se dá, sobretudo, no combate à venda ilegal e indiscriminada de produtos sem receita agronômica ou de produtos fracionados.
“A fiscalização de estabelecimentos comerciais no estado do Amazonas é muito importante para coibir a venda ilegal de agrotóxicos, pois, para realizar a venda desses produtos, os  estabelecimentos comerciais devem estar registrados na Adaf. Para isso eles devem cumprir uma série de exigências previstas em lei e só realizar a venda mediante apresentação do receituário agronômico”, comentou Cristiane Klehm, fiscal agropecuária engenheira agrônoma.
A ação de fiscalização foi realizada em três  estabelecimentos comerciais da região. Os fiscais agropecuários da Adaf executaram o levantamento de agrotóxicos expostos à venda e em estoque, e se os produtos estavam cadastrados na Adaf. Eles observaram também a identificação do número de registro do produto no Ministério da agricultura pecuária e Abastecimento (Mapa), o nome comercial, fabricante, número do lote, validade e quantidade total dos produtos.
Mais de 190 litros e 91,4 quilos de agrotóxicos irregulares foram detectados pelos fiscais agropecuários.
Em um dos estabelecimentos, a equipe composta pelos fiscais engenheiros agrônomos, Cristiane Klehm e Helio Matos, identificou algumas irregularidades no estoque, como produtos vencidos não cadastrados na Adaf, embalagens sem identificações obrigatórias e vazamentos. As empresas responsáveis pelos produtos serão notificadas para o recolhimento dos agrotóxicos.
Para Francisca Oliveira, responsável da Casa da Ração, a fiscalização funciona como uma orientação que esclarece os procedimentos necessários para a comercialização desses produtos e para que os produtores possam adquirir e utilizar agrotóxicos corretamente em suas propriedades rurais.
“Na parte da saúde, tem muitos produtores que não sabem manusear, e eles  acabam  se intoxicando. Aqui eu tenho orientado as pessoas para que elas utilizem o Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, destacou.
A Adaf alerta que os agrotóxicos só podem ser adquiridos em estabelecimentos comerciais registrados na agência por meio do  receituário agronômico emitido por um profissional habilitado.
Para mais informações, acesse o site da Adaf (www.adaf.am.gov.br).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Fiscalização, Governo do Estado do Amazonas, Manacapuru, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

10/11/2025
Governo do Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

10/11/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

10/11/2025
Governo do Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

10/11/2025
Governo do Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10/11/2025
Governo do Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

10/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus