Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Acidentes por animais peçonhentos têm redução de 14% no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Acidentes por animais peçonhentos têm redução de 14% no Amazonas

15/04/2020
Compartilhar

O número de acidentes com animais peçonhentos no Amazonas chegou a 831 no período de janeiro a março de 2020, em uma redução de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 968 casos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13/04) pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM).
Ainda de acordo com o levantamento, as serpentes seguem como as principais causadoras de acidentes envolvendo animais peçonhentos no estado. De janeiro a março deste ano, FVS-AM registrou 591 acidentes; o que representa 71% do total de casos.
 Apesar das serpentes se manterem no topo do ranking de causadores de acidentes por animais peçonhentos, houve uma redução em 15% dos casos por esses répteis no comparativo entre o primeiro trimestre deste ano e o do ano passado, quando foram registrados 699 casos.
 O escorpião aparece em segundo lugar entre os animais que mais causam acidentes. O levantamento aponta para 136 acidentes por esse invertebrado. Na lista de causadores de acidentes seguem ainda aranhas (51), lagartas (7) e abelhas (5).
 A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, ressalta que o maior registro de acidentes por estes animais ocorre nas cheias dos rios. “Os ataques por animais crescem no período das chuvas, pois eles ficam sem abrigo e passam a invadir as casas das pessoas, por isso a atenção deve ser maior nessa época do ano“, alertou.
 O médico veterinário Deugles Cardoso, da Gerência de Zoonoses da FVS-AM, aponta para a necessidade das secretarias municipais de saúde do Amazonas de atuarem no combate a acidentes por animais peçonhentos a partir da prevenção.
 “Prevenir é sempre melhor para evitar novos casos. É preciso manter a higiene do local e evitar o acúmulo de coisas. É a melhor forma de prevenir esses acidentes”, ressaltou.
 Deugles esclarece que os animais peçonhentos estão presentes em diversos ambientes, na maioria rurais, mas também podem aparecer no meio urbano, sendo surucucus e jararacas as mais presentes no Amazonas.
 “Muitos dos acidentados são adultos jovens do sexo masculino, e o tratamento é feito com soro antiofídico, que deve ser realizado de maneira específica para neutralizar os efeitos do veneno”, informou.
 Números – Os municípios que mais apresentaram notificações de acidentes por animais peçonhentos, durante esse primeiro trimestre de 2020, foram Manaus (90), Itacoatiara (76), Parintins (45), Coari (40) e Apuí (35). No caso da capital do estado, parte dos 90 pacientes é original de outros municípios amazonenses. Em 2019, foram notificados 3.297 casos.
 Prevenção – As recomendações para se prevenir de acidentes com animais peçonhentos incluem usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários; não acumular entulhos e materiais de construção; limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximo das casas, jardins e quintais; evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada; e limpar terrenos baldios, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.
 A FVS-AM recomenda a quem sofrer acidente, por serpente ou por qualquer outro animal peçonhento, que procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Em Manaus, os atendimentos de pacientes vítimas de acidentes por animais peçonhentos são realizados na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HDV), que é referência de tratamento com soroterapia para esses tipos de acidentes. Os números para contato telefônico da instituição são o (92) 2127-3555, 2127-3401 e 2127-3519.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Amazonas, Coari, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Itacoatiara, Manaus, Parintins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

16/12/2025
Governo do Amazonas

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

16/12/2025
Governo do Amazonas

‘Jazz Natalino’: Clássicos ganham releitura em espetáculo jazzístico no palco do Teatro Amazonas

16/12/2025
Governo do Amazonas

Exposição no Largo de São Sebastião mostra artesanato indígena de Manaus até 6 de janeiro de 2026

16/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus

16/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre matrículas para colônia de férias do Pelci na Vila Olímpica com vagas para crianças de 5 a 17 anos

16/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus