Dois dias intensos e de muita aprendizagem. Foi assim que gestores de unidades do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizadas em 61 municípios amazonenses, descreveram o XV Encontro Estadual de Gestores em Educação Profissional do Cetam. O evento aconteceu em Manaus, dias 18 e 19/11, na sede do Centro, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.
Os dirigentes que ingressaram este ano no Cetam aproveitaram o momento para conversar com quem realiza trabalho semelhante há mais tempo. Foi uma oportunidade única, onde puderam trocar experiências, esclarecer dúvidas, ouvir e dar sugestões. Também ficaram atentos às explicações repassadas pela diretora-presidente do Cetam, professora Joésia Pacheco, e ao que foi dito por profissionais de todos os setores da instituição, na capital.
O diretor de Relações Institucionais e Empresariais (Direi), professor Leonardo Bruno Monteiro, ressaltou o trabalho do setor que coordena. Segundo ele, o departamento prospecta e planeja novos programas institucionais; coordena projetos especiais, eventos e faz a interlocução do Cetam; e também monitora e avalia atividades do Centro.
A responsável pela Diretoria Acadêmica (DAC), professora Rita Mara Garcia, destacou a importância de se planejar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas à execução das atividades de educação profissional. “O DAC também propõe a aprovação de currículos dos cursos, delibera sobre normas de natureza acadêmica. A educação é um fator preponderante para que a mudança ocorra, oportunizando condições para que as pessoas mudem também”, frisou a diretora.
Daniele Gomes, gerente do Cetam/Coari desde julho deste ano, ressaltou que no XV Encontro teve a certeza da importância do Centro de Educação Tecnológica para o interior do Amazonas. “O Cetam se preocupa em estar devolvendo à sociedade pessoas qualificadas. E isso eu vou tentar mostrar aos moradores”, afirmou Daniele, destacando que, além do conhecimento adquirido no evento, levaria para Coari o real significado da palavra superação. “É trabalhar com as ferramentas que disponho e continuar conduzindo minha missão com qualidade e eficiência.”
Na exposição da equipe do Planejamento Acadêmico do Cetam, formada por Carmem Lúcia Souza Ribeiro, Edinelza Albuquerque, Gisele Braga e estagiários, foi destacada a função do setor, que estuda e elabora as diretrizes relacionadas aos procedimentos acadêmicos, técnico-pedagógicos e operacionais. O Planejamento também coordena os cursos de capacitação de servidores do Estado por meio de parcerias, além de elaborar o calendário acadêmico do Cetam, Manual dos Gestores Acadêmicos, Guia do Estudante do Cetam e programação do Encontro Estadual de Gestores.
Os responsáveis pela Formação Inicial e Continuada (FIC/Interior), Frankleno Encarnação, Gerson Barros e Joyce Vieira, falaram da demanda de cursos para os municípios. Explicaram como se dá a articulação com parceiros do local para a realização de cursos e também como devem ser feitas as solicitações dos planos de cursos que se deseja ofertar na localidade.
A equipe da Formação Técnica (Fortec) ressaltou a contratação de instrutores, pagamento dos mesmos e das diárias. Os professores Vivian Moraes e Pedro Santarém explicaram sobre ações administrativas, a importância de se analisar documentos a respeito de requerimentos, acompanhamento da frequência e cumprimento da carga horária dos instrutores, bem como o monitoramento do uso de recursos disponibilizados para a realização dos cursos, entre outros assuntos.
Trabalho em conjunto – O encerramento do XV Encontro de Gestores contou com a presença da secretária executiva da Casa Civil, Ana Beatriz Breval. Ela frisou que o momento era importante para falar do papel do governo e de cada gestor do Cetam no interior do Amazonas. “Não adianta nosso governador, Wilson Lima, fazer um planejamento incrível para o estado se não houver essa transversalidade, comunicação entre as secretarias. Precisamos que todos trabalhem em prol do Amazonas e de sua população, falando a mesma língua em nome do governo.”
De acordo com a secretária executiva, o que se pretende é a melhoria para o interior. “O governador faz a política pública, corre atrás de investimento para que possamos levar para os municípios. Mas vocês são nossos representantes e precisam estar afinados com o governo, buscando melhorias. Saibam que não estão sozinhos. Contem sempre com a gente e nos procurem na sede do governo sempre que houver necessidade”, finalizou Ana Beatriz Breval.