Diversidade de talentos, de ideias, de metodologias e boas práticas voltadas à educação especial da rede municipal de ensino de Manaus. Esse foi o cenário no workshop em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência, realizado na tarde desta quinta-feira, 22/8, pela Prefeitura de Manaus, no Millennium Shopping, localizado no bairro Chapada, zona Centro-Sul.
Até a próxima quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pelo evento, realizará uma série de atividades relacionadas à educação especial. De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, as ações, coordenadas pela Gerência de Educação Especial da Semed, levam os educadores a um debate e reflexão sobre o processo de inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs), atendidas pela rede municipal de ensino de Manaus.
“A ideia da programação é sensibilizar, discutir e refletir sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência na rede municipal de educação. Esse trabalho precisa estar muito bem amarrado, elaborado, porque todos nós, independentemente de sermos professores, de estarmos em sala de aula, precisamos saber lidar com as pessoas com deficiência. Desenvolvemos um processo de respeito, acolhimento ao diferente e a educação especial tem muito disso”, destacou a subsecretária.
O workshop reuniu trabalhos baseados em pesquisas e metodologias aplicadas em sala de aula por professores da modalidade de educação especial do município. Durante o evento, foram expostos 15 estandes com aproximadamente 60 expositores, entre professores e alunos.
O evento foi prestigiado por mais de 1.500 pessoas, entre educadores, alunos, convidados e pessoas que passavam pelo shopping. Segundo a gerente de educação da Semed, Dalila Menezes, a ação superou as expectativas da coordenação.
“O que mais nos comoveu e o que mais nos deixou envaidecidos e também alegres, foi a interação e participação da sociedade civil, do público em geral do shopping, que entrou para olhar e que teve a curiosidade de saber sobre os serviços realizados pela Semed. Esses trabalhos geram conhecimento e promovem uma educação de qualidade para modalidade de educação especial do município de Manaus”, ressaltou Dalila.
Entre os projetos estão trabalhos com materiais recicláveis, jogos inclusivos e utilização da robótica. Para a professora da Sala de Recurso da escola municipal Regina Vitória, Maria Auxiliadora Feijão, a atividade serviu para os educadores mostrarem suas ações pedagógicas e os alunos os seus talentos.
“A atividade é importante porque expõe o esforço e a dedicação dos professores e as potencialidades dos alunos”, observou.
A estudante de pedagogia Raiana Sena, que estava a passeio no shopping, resolveu prestigiar o evento, aprovou a iniciativa e se disse maravilhada com os trabalhos apresentados.
Para o aluno Leonan Oliveira, 10, do 3º ano da escola Arte Cultura, o evento foi divertido e teve uma boa aceitação do público que participou. “Foi bem divertido e dava para observar que as pessoas gostaram muito, razão pela qual o ambiente estava sempre lotado”, pontuou.
Além dos estandes, a programação contou com inúmeras apresentações culturais e foram entregues certificados aos professores e aos alunos que acompanharam seus educadores.
— — —
Texto – Emerson Santos / Semed
Foto – Jéssica Salomão / Semed
Workshop mostra práticas da educação especial da rede municipal Prefeitura Municipal de Manaus.