Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Wilson Lima anuncia ampliação da oferta de cirurgias cardíacas e investimentos no Francisca Mendes
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Wilson Lima anuncia ampliação da oferta de cirurgias cardíacas e investimentos no Francisca Mendes

20/12/2019
photo5181682467449448540 1 500x281 1 1
Compartilhar

14:42 – 20/12/2019
FOTO BRUNO ZANARDO / SECOM

Governador destacou que hospital está abastecido e que procedimentos continuam sendo realizados
 O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (20/12), parceria com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto e a Fundação Children’s HeartLink para realização de cirurgias cardíacas de pacientes do Amazonas e, ainda, a abertura de novo chamamento público para oferecer mais procedimentos em parceria com a iniciativa privada. Ele também reafirmou que o Hospital Francisca Mendes está abastecido e que, só nesta semana, realizou cinco cirurgias e, na área de Hemodinâmica, 30 procedimentos de cardiologia e neurologia.
 Somente nesta sexta-feira, estão sendo feitos 10 cateterismos no Francisca Mendes, que mantém três salas cirúrgicas funcionando, além de estar abastecido com medicamentos e insumos necessários à realização de procedimentos. “As máquinas de hemodinâmica estão funcionando e nós estamos comprando, neste momento, mais insumos para realização de procedimentos cirúrgicos, inclusive ecocardiograma”, disse Wilson Lima, ao destacar que o investimento é de R$ 1 milhão proveniente de recursos oriundos de decisão judicial e que foram desbloqueados pela Justiça para esse fim.
 “Vamos iniciar processo de chamamento público para realização de cirurgias cardíacas junto à iniciativa privada e já temos parceria com o Hospital de São José do Rio Preto, em parceria com a Fundação Children’s HeartLink, que vai operar quatro pacientes do Amazonas por dia. Nesse momento os médicos do Francisca Mendes estão avaliando o quadro clínico dos pacientes, que deverão embarcar para São Paulo e o Estado vai custear esse deslocamento, através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio)”, detalhou Wilson Lima.
 Mudanças no Francisca Mendes – O governador ressaltou também que em janeiro de 2019 iniciou, em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado e Federal e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a discussão da gestão do Francisca Mendes.
 “No início do ano a Justiça determinou que o Estado destratasse com a Unisol (fundação que administra o hospital). E aí nós começamos a discutir com os órgãos de controle qual modelo que nós iriamos implantar no Hospital Francisca Mendes. Durante os últimos seis meses começamos a montar essa estratégia e no final de novembro decidimos, junto com os órgãos de controle, prorrogar o contrato da Unisol por mais seis meses, com um período de transição. Então, desde o dia 4 de dezembro há uma gestão compartilhada no Francisca Mendes, com a intervenção da Susam”.
Wilson Lima ressaltou que todas as medidas tomadas até agora tem permitido que o hospital realize os atendimentos e que o Estado mantenha a taxa de mortalidade abaixo da média nacional, que é de 21% e, no Amazonas, de 12%.
 “Temos trabalhado muito para diminuir os números negativos da saúde. Havia 90% de desabastecimento quando assumimos o governo. Hoje temos mais de 50% de abastecimento na central de medicamentos. No interior as cirurgias voltaram a ser realizadas. Tem interior onde não eram realizados partos porque as salas cirúrgicas não apresentavam condições para isso. Nós investimos e diminuímos as filas de espera para realização de cirurgias e exames. Estamos reformulando toda a estrutura da saúde no Estado do Amazonas, principalmente a contratação de pessoal. Só para terem uma ideia, em 2019, pagamos 12 competências de salários para os médicos das empresas terceirizadas, o que não tenho conhecimento de ter acontecido em outros governos”, frisou.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Abastecimento, Amazonas, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Região Sudeste, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

890ffc7c d7a8 4d71 b75c 18f027c491ef 1024x682 1
Governo do Amazonas

Famílias habilitadas a residir no Residencial Maués, do Prosamin+, participam da escolha dos apartamentos

16/05/2025
808fa0ae ac35 4ab1 b8b1 45a8ede90574 1024x768 1
Governo do Amazonas

Plano Estadual de Bioeconomia ganha força com sugestões de moradores de Guajará, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tonantins

16/05/2025
Passageiro Maio Laranja Foto Divulgacao Arsepam 1024x768 1
Governo do Amazonas

Maio Laranja: Arsepam promove ação para combate ao abuso e exploração infantil no transporte intermunicipal

16/05/2025
Amazonastur abertura FAT Foto Lucas Silva1 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Estado reafirma compromisso na promoção do turismo durante abertura de feira de expositores

16/05/2025
BOLETIM CHEIA WEB 5 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (16/05)

16/05/2025
EVENTO REGISTRE SE FOTOS VICTOR LEVY SSP AM 2 1024x768 1
Governo do Amazonas

SSP-AM realizou mais de 1,5 mil atendimentos durante a “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”

16/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus