O vereador Wallace Oliveira (Pode) mostrou preocupação em relação aos recentes acidentes de trânsito ocorridos em Manaus e ao aumento dos índices relacionados na capital e no país, durante seu pronunciamento no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na quarta-feira (24/7).
“Estou mais uma vez aqui nessa tribuna para trazer minha preocupação sobre os alarmantes índices a respeito de acidentes de trânsito, principalmente na cidade de Manaus, o que deve nos gerar uma reflexão muito profunda pela situação”, disse.
Wallace Oliveira relatou dois casos recentes acontecidos na capital amazonense. “Recentemente, um carro colidiu com um caminhão coletor de lixo parado na avenida Constantino Nery, próximo ao Terminal de Integração 1, na madrugada do dia 18/07. O homem estava totalmente alcoolizado. No dia seguinte (19/07), próximo ao Hospital 28 de Agosto, uma jovem de 22 anos morreu e três pessoas ficaram gravemente feridas durante acidente, onde o veículo colidiu com um muro de uma instituição. Segundo a polícia, o carro continha garrafas de bebida alcoólica”.
Diante disso, o parlamentar afirmou que sua preocupação aumenta ainda mais pela flexibilidade na legislação de trânsito que o Governo Federal quer impor.
“Muito mais me preocupa essas situações devido o Governo Federal querer impor uma flexibilidade na legislação de trânsito brasileira”, comunicou o vereador citando o aumento de 20 para 40 pontos o limite para um motorista ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. “Se hoje, com a dureza da atual lei já acontecem tais fatos, imagina quando for flexibilizada a condição de punição vigente. Isso será uma ‘carta branca’ para a impunidade e irresponsabilidade”, alertou.
Conforme dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), a cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de carro no Brasil. Em Manaus, foram registradas 54 mortes por acidentes de trânsito nos primeiro trimestre de 2019, segundo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). “Muitas dessas mortes são ocasionadas pelas falta de bom senso e responsabilidade de pessoas que dirigem veículos após tomarem bebida alcoólica”, constatou Wallace Oliveira.
Wallace Oliveira disse que inúmeras pessoas já o abordaram para relatar que familiares foram mutilados, tendo membros amputados, por causa de acidentes de trânsito. “Várias pessoas já me procuraram para relatar que seus familiares foram mutilados devido acidentes, atropelamentos em vias públicas e uma série de outras situações que acontecem pela imprudência de motoristas alcoolizados, trazendo para algumas pessoas danos permanentes. As leis precisam ser mais severas e não flexibilizadas, para que não aumentem os números e as pessoas prejudicadas pela combinação de direção e álcool”, finalizou.
Texto: Thiago Motta (Assessoria do vereador)
Foto: Robervaldo Rocha (Dircom/CMM)