O vereador Wallace Oliveira (Pode) mostrou grande preocupação com as crianças pedintes, em sua maioria venezuelanas, que ficam transitando entre os veículos nos semáforos da capital amazonense, na manhã desta quarta-feira (28/08) durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Venho à tribuna trazer uma situação muito preocupante e que está ficando corriqueira nos semáforos da nossa cidade. Ontem (27/08), eu presenciei na Avenida Boulevard Álvaro Maia, o atropelamento de uma criança pedinte por uma motocicleta num dos semáforos do local, eu parei e fui até a criança para prestar ajuda naquele momento. Esse acidente muito me preocupa pelo perigo que essas crianças estão correndo diariamente”, afirmou.
O parlamentar afirmou ainda que os adultos, na maior parte venezuelanos, ficam embaixo das árvores, atrás dos postes, enquanto as crianças são mandadas para o meio dos veículos para fazer o trabalho de pedir. “Os adultos ficam embaixo das árvores e atrás de postes, e mandam as crianças pedirem no meio dos veículos, e isso é muito perigoso para elas, pois a visibilidade de uma criança, por um motorista, é completamente diferente do que a de um adulto”.
Wallace Oliveira disse que conversou com o vereador Mauro Teixeira (Pode), presidente da 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (COMDCAI-CMM), solicitando uma notificação aos órgãos competentes para obter-se uma posição e medidas mais rígidas no sentido de proteção dessas crianças.
“Precisamos de posição e atitudes mais rígidas na questão de proteção dessas crianças, porque se acontecer um acidente mais grave com uma dessas crianças, todos irão ficar questionando o motivo disso”, enfatizou o vereador.
O parlamentar sugeriu o processo de retirada dessas crianças e a proibição das mesmas de continuarem pedindo entre os veículos da cidade. “Isso não pode continuar acontecendo em nossa cidade, é preciso efetivar um processo de retirada dessas crianças e a proibição das mesmas de ficarem pedindo no meios dos veículos. Ou iremos deixar acontecer uma tragédia com uma delas, para então existir algum posicionamento?”, questionou.
Por fim, o vereador pediu aos secretários responsáveis de pastas relacionadas a proteção das crianças para que tomem as devidas providências o mais rápido possível. “Estou aqui hoje pedindo aos secretários e secretárias responsáveis por secretarias que cuidam e protegem as crianças, que olhem para essa situação muito preocupante e ajam rapidamente. Eu não vou me calar sobre essa questão até que ela tenha uma solução eficaz para, assim, garantir a proteção de todas as crianças que estão vivendo todos esses
Texto: Thiago Motta (Assessoria do vereador)