O vereador Wallace Oliveira (Pode) denunciou atos de violência registrados dentro dos ônibus do transporte coletivo da cidade e região metropolitana de Manaus, durante seu pronunciamento desta segunda-feira (11/11) no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Venho hoje nessa tribuna trazer relatos muito preocupantes com relação a insegurança e violência dentro dos nossos coletivos”, disse o vereador.
Wallace Oliveira citou o caso de um motorista do transporte coletivo, identificado como Romam Pequeno Peres, 31 anos, que estava na linha 059, no bairro Parque São Pedro, quando o coletivo foi rendido por dois meliantes que desferiram quatro facadas no motorista. O fato ocorreu no dia 10/11. “Neste domingo (10/11), um motorista da linha 059 foi esfaqueado enquanto executava seu trabalho, de forma estúpida e desumana. O rapaz está no Hospital Delphina Aziz, lutando pela vida”, lamentou.
“Recebi agora pela manhã a informação triste que o ônibus que faz rota dentro da Comunidade São João, Km 4 da BR 174, foi alvo de um arrastão. Elementos invadiram o ônibus, agrediram passageiros tomando objetos pessoais, causando pânico e prejuízo. Diante de tudo isso, não podemos nos calar, precisamos reverberar tais casos, porque a insegurança pública não é mais apenas um sentimento, mas infelizmente é uma realidade”, afirmou o parlamentar sobre outro caso de violência no transporte coletivo.
Segundo dados da Secretaria Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o número de assaltos a ônibus do transporte coletivo em Manaus chegou a 951 entre janeiro e julho deste ano. Em todo o ano de 2018, foram 2.505 casos de assaltos em ônibus.
O vereador enfatizou a necessidade de ações imediatas pelos órgãos competentes para acabar com tais acontecimentos. “Esse tipo de situação merece ações imediatas pelos órgãos competentes, tem que haver um fim nisso tudo, pois não podemos ficar a mercê da violência dentro do transporte coletivo de tal forma que o bem maior, a vida, seja ameaçada diariamente”.
Ao final do discurso, Wallace Oliveira solicitou das autoridades competentes do Estado do Amazonas uma intervenção na situação caótica na qual se encontra a segurança pública de Manaus dentro do transporte coletivo urbano. “Aproveito a oportunidade desta tribuna, para fazer um pedido às autoridades competentes do Estado do Amazonas que façam uma intervenção nessa situação, pois a população não pode viver num estado de pavor ao adentrar num ônibus, devido a qualquer momento poder ser surpreendida com ações criminosas e violentas, como as que aconteceram a esse motorista e as pessoas da comunidade São João”.
Texto: Thiago Motta – Assessoria do Vereador Wallace Oliveira
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM