O vereador Wallace Oliveira (Pode), durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (27/11), cobrou segurança no transporte coletivo urbano da cidade de Manaus, citando o caso da linha 321 que atende a Comunidade São João, localizada no KM 4 da BR 174, onde são registrados constantes assaltos aos coletivos.
“Venho a tribuna desta Casa para trazer um grito de socorro da Comunidade São João, ali na BR 174. Em 10 dias, a linha de ônibus 321 foi assaltada três vezes, o que é um grande absurdo. Pessoas invadem o ônibus, ameaçam os passageiros com armas, levam os objetos e pertences pessoais, causando grande tumulto e prejuízos”, lamentou o vereador comunicando informações repassadas por comunitários do local.
O parlamentar comentou que os vereadores não possuem prerrogativa legal para criar leis em relação a segurança pública, porém os parlamentares municipais não podem ficar calados diante dessa situação crítica na segurança. “Como vereadores, não temos prerrogativa legal para legislar sobre segurança pública, mas não podemos e nem devemos ficar calados em relação a essa situação crítica. E eu falarei em alta voz em favor daquela comunidade que vive, atualmente, momentos de terror devido a insegurança”.
Wallace Oliveira informou que o trecho de maior acontecimento de assaltos nessa linha de ônibus está entre o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e a loja Bemol, ambos situados na Avenida Torquato Tapajós. “Esse é um trajeto conhecido e comum a muitas pessoas, e agora fica meu questionamento: como ficam as pessoas que saem do hospital para a parada de ônibus, uma vez que os motoristas dos coletivos não quererem mais parar, porque sabem que os assaltantes adentram o ônibus naquelas paradas”.
Terminando seu discurso, o vereador afirmou que encaminhará um requerimento à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) solicitando ações concretas para acabar com esse problema no transporte coletivo dessa área. “Afirmo que vou encaminhar um requerimento a SSP, na pessoa do Coronel Louismar Bonates, solicitando ações urgentes e concretas para sanar esse estado de insegurança dentro dos coletivos que atendem a Comunidade São João e também aquelas áreas próximas ao Hospital Delphina Aziz. Desta tribuna, faço um apelo ao Coronel Bonates para que nos receba a fim de tratarmos desse assunto, pois como representantes da população estamos aqui gritando aos órgãos competentes e também mostrando uma tragédia anunciada dentro dessa linha de ônibus e de tantas outras”.
Texto: Thiago Motta – Assessoria do Vereador Wallace Oliveira
Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM